José Miguel Rodrigues garantiu pela primeira vez o apuramento para o quadro principal do 5º Open Internacional de Vila Real de Santo António, um torneio que integra o circuito mundial masculino na categoria ITF M25 e que atribui pontos para o ranking mundial ATP.
O tenista da Associação 20kms de Almeirim ultrapassou a fase de qualificação na primeira participação em torneios internacionais seniores. José Miguel Rodrigues começou por derrotar Vitor Grebentsov, pelos parciais de 6/3 e 6/4.
![](https://www.almeirinense.com/wp-content/uploads/2025/02/jose-rodrigues-tenis-1024x768.jpeg)
Esta segunda-feira, na ronda de acesso ao quadro principal, ultrapassou uma enorme batalha ao vencer José Freitas por 1/6, 6/4 e 10-8 no decisivo super tie-break, que lhe garantiu a entrada na fase principal da competição.
Ultrapassado o qualifying, José Miguel Rodrigues está pela primeira vez no quadro principal de um torneio ITF sénior, que atribuiu 30 mil euros em prémios monetários e pontua para o ranking ATP.
O tenista da Associação 20kms de Almeirim vai agora ter pela frente o desafio mais difícil desta semana, ao ter pela frente o principal favorito à conquista do torneio, Robin Bertrand, um tenista francês de 21 anos que ocupa o lugar 260 na hierarquia mundial e que já conquistou seis títulos internacionais.
O ano passado, Bertrand conquistou um torneio de categoria Challenger — a 2ª divisão do ténis mundial — e dois ITFs, tendo conquistado o primeiro torneio internacional em 2022. Caso supere este enormíssimo desafio, o tenista de Almeirim pode conquistar o primeiro ponto ATP.
O 5º Open Internacional de Vila Real de Santo António é o primeiro de uma série de várias semanas de torneios internacionais no Algarve. Este torneio promovido pelo Clube Ténis de Vila Real de Santo António em parceria com a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Ténis tem a competir nomes como Frederico Silva, Gastão Elias ou Martin Klizan, ex-top25 mundial.