O PSD Almeirim garante já ter feito principais escolhas para as eleições autárquicas 2025, mas só apresenta os candidatos em maio, sensivelmente a quatro meses das eleições.
Pelo que O ALMEIRINENSE apurou, Diogo Pombas era o nome preferido para ser o candidato à Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim, mas por razões pessoais o empresário pode ter declinado o convite e as sondagens que foram feitas.
Nesta fase, o nosso jornal sabe também que o líder do PSD Almeirim, António Nunes, tem assumido sozinho a definição da estratégia e escolha das pessoas, ouvindo apenas as pessoas mais próximas.
O PSD Almeirim deverá também, por indicação da distrital e orientações dos dirigentes nacionais, juntar-se ao CDS para construir uma lista em conjunto, tal como aconteceu no passado.
Estas informações surgem depois do PS Almeirim escolher Joaquim Catalão para ser o candidato à Câmara.
Cerca de um terço dos 308 presidentes de câmara eleitos em 26 de setembro de 2021 não poderá recandidatar-se em setembro ou outubro de 2025 devido ao limite de eleição em três mandatos consecutivos à frente do mesmo município, imposto por lei. A maior parte destes 103 autarcas são de municípios socialistas, incluindo Pedro Ribeiro, no concelho de Almeirim.