Nove vinhos de Almeirim foram galardoados na 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, da ViniPortugal, num jantar de gala que decorreu na passada sexta-feira, no dia 3 de maio, no Mosteiro de Alcobaça
Entre os nove vinhos, destaque para a medalha Grande Ouro atribuídos ao vinho ‘Falcoaria Colheita Tardia, Branco, 2018’, da Quinta do Casal Branco. As duas medalhas de Ouro foram atribuídas à Quinta do Casal Monteiro com os vinhos ‘Quinta do Casal Monteiro, Grande Reserva, Tinto, 2020’ e ‘Quinta do Casal Monteiro, Grande Reserva, Fernão Pires/Maria Gomes, Branco, 2021’.
As medalhas de Prata foram atribuídas ao ‘Clavis Aurea, Reserva, Tinto, 2021’ da Quinta do Casal Monteiro; ‘Conde Vimioso Sommelier Edition, Branco, 2023’ da Falua; ‘Falcoaria Vinhas Velhas, Fernão Pires/Maria Gomes, Branco, 2021’ da Quinta do Casal Branco; ‘Márcio Sampaio Em Campo, Tinto, 2020’ da Globtek Comercial Solutions, Lda; ‘Quinta da Alorna Reserva das Pedras Tinta Miúda, Tinta Miúda, Tinto, 2020’ da Quinta da Alorna e ‘Tela, Viognier, Branco, 2022’ da Adega Cooperativa de Almeirim.
Ao longo de três dias (29 e 30 de Abril e 1 de Maio), 132 especialistas de referência do sector, sendo 108 jurados nacionais e 24 internacionais, avaliaram criteriosamente, durante as sessões técnicas, as mais 1.300 referências a concurso. Posteriormente, o Grande Júri, constituído por Bento Amaral, Dirceu Júnior MW, James Tidwell MS, Luís Lopes e Francisco Antunes, avaliou, nos dias 2 e 3 de Maio, as referências distinguidas com Ouros, atribuindo as distinções de Melhores do Ano e Grandes Ouros.
Os vinhos distinguidos, no Concurso Vinhos de Portugal, com as medalhas Grande Ouro e Ouro, vão ter a presença garantida pela ViniPortugal em eventos internacionais de referência, ainda este ano, evidência de que este Concurso é uma ótima oportunidade para a promoção internacional por parte dos produtores nacionais.
Entre os jurados internacionais que integraram o Júri Tegular, destaca-se Sebastian Bordthäuser, Sommelier e Jornalista da Alemanha; Thomas Götz, Jornalista de Vinhos, Blogger e Wine Educator Especializado em Vinhos Ibéricos, da Alemanha; Thea Cipido, Sommelier e Jornalista da Bélgica; Janet Dorozynski, Jornalista de Vinhos e Wine Educator, do Canadá; Marshall Chen, fundador e principal formador do Domaine, o maior instituto de ensino de vinhos do sudoeste da China; Malene Smidt Hertz, Wine Educater, da Dinamarca; Cynthia Leung, Wine Educator certificada e detentora do Diploma da WSET, de Hong Kong; Kateryna Yuschenko, CEO e Wine Educator da WSET Ucrânia e Mirell Riviello, Oradora e Sommelier, do México.
O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que, durante estes dias, partilham experiências entre si. A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto país de excelência na produção de vinho.
Grande Ouro
FALCOARIA COLHEITA TARDIA, BRANCO, 2018 CASAL BRANCO SOCIEDADE DE VINHOS S.A., VINHO DO/DOC/DOP TEJO
Ouro
QUINTA DO CASAL MONTEIRO, GRANDE RESERVA, TINTO, 2020 QUINTA DO CASAL MONTEIRO, LDA, VINHO DO/DOC/DOP TEJO
QUINTA DO CASAL MONTEIRO, GRANDE RESERVA, FERNãO PIRES / MARIA GOMES, BRANCO, 2021 QUINTA DO CASAL MONTEIRO, LDA, VINHO DO/DOC/DOP TEJO
Prata
CLAVIS AUREA, RESERVA, TINTO, 2021 QUINTA DO CASAL MONTEIRO, LDA, VINHO DO/DOC/DOP TEJO
CONDE VIMIOSO SOMMELIER EDITION, BRANCO, 2023 FALUA – SOCIEDADE DE VINHOS, S.A., VINHO REGIONAL/IG/IGP TEJO
FALCOARIA VINHAS VELHAS, FERNãO PIRES / MARIA GOMES, BRANCO, 2021 CASAL BRANCO SOCIEDADE DE VINHOS S.A., VINHO DO/DOC/DOP TEJO
MáRCIO SAMPAIO EM CAMPO, TINTO, 2020 GLOBTEK COMERCIAL SOLUTIONS, LDA, VINHO DO/DOC/DOP TEJO
QUINTA DA ALORNA RESERVA DAS PEDRAS TINTA MIúDA, TINTA MIúDA, TINTO, 2020 QUINTA DA ALORNA VINHOS, LDA., VINHO DO/DOC/DOP TEJO
TELA, VIOGNIER, BRANCO, 2022 ADEGA COOPERATIVA DE ALMEIRIM CRL, VINHO DO/DOC/DOP TEJO