Recentemente entraram em vigor novas medidas sobre a lei das creches e mais uma vez assistimos ao retrocesso das conquistas de Abril com as políticas de direita do Governo PS!
Estas medidas passam por abrir duas vagas por cada sala, ficando o número de vagas criado muito aquém do que é necessário.
Prevê-se a conversão de espaços sem licenciamento para a instalação e funcionamento de creches como, contentores, espaços integrados em universidades, estabelecimentos hospitalares, empresas e entidades públicas.
Prevê-se o funcionamento contínuo destes estabelecimentos à noite e aos fins-de-semana, provocando um alargamento dos horários de trabalho, desregulados e incompatíveis com uma vida familiar equilibrada, o que leva à precariedade das condições de trabalho destes/as trabalhadores/as.
A creche é importante no desenvolvimento mental e social das crianças, porém em vez de se reforçarem os direitos de parentalidade, de se reduzir a jornada de trabalho dos pais e educadores, a solução encontrada passa por sacrificar as crianças a permanecerem mais tempo nas creches e menos tempo com os familiares. É na primeira infância que se desenvolvem os laços afetivos e emocionais e como tal é imprescindível o máximo de contacto, cuidado e carinho diário dos pais para o seu desenvolvimento em pleno.
Abriu no nosso concelho, em Abril, a primeira creche pública gerida pela CM, medida que a CDU sempre tem defendido para a população. Saudamos tal iniciativa e apoiamos a perspetiva de criação da segunda creche pública, a qual esperamos que possa vir a dar resposta a toda a população do Concelho.
Ana Rita Monteiro – CDU Almeirim