Um homem de 48 anos foi detido pela GNR por violência doméstica contra a companheira, no dia 7 de março, no concelho de Abrantes.
Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém refere que o suspeito “exercia violência psicológica e física contra a vítima, sua companheira de 47 anos”, tendo acabado por ser detido “em cumprimento a um mandado de detenção”.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Santarém e foram decretadas a medidas de coação de proibição de contatar com a vítima, direta ou indiretamente, e por qualquer meio; Obrigação de deixar de imediato a residência onde ocorreram os factos e proibição de se aproximar daquela residência, do local de trabalho e outros locais frequentados pela vítima, num raio de 500 metros, controlado por pulseira eletrónica; Sujeitar-se a avaliação médica para tratamento à dependência alcoólica; Proibição de adquirir ou deter armas brancas ou de fogo, devendo entregar de imediato todas as armas que ainda possua.
A GNR relembra que violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe: No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt; Via telefónica, através do número europeu de emergência 112; No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx; Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx; Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.