A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) promoveu, em parceria com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o “Dia Digital e Telessaúde”. A iniciativa decorreu esta terça-feira, 11 de fevereiro, no Auditório do Hospital Distrital de Santarém e contou com a presença de cerca de 50 participantes.
Sob o lema “Conectar, cuidar e inovar”, a sessão foi direcionada a administradores e gestores da unidade, profissionais de saúde da ULS, promotores internos da telessaúde e responsáveis e equipas do serviço de Gestão e Tecnologias da Informação.
A sessão de abertura do evento contou com as intervenções de Nuno Martins, responsável pelo Gabinete de Investigação da ULS Lezíria e Promotor Interno de Telemedicina da ULS da Lezíria, e de Teresa Rodrigues, diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares.
Ao usar da palavra, a diretora clínica dos CSH sublinhou a importância do evento no contexto da evolução da telemedicina. Destacou ainda que a recente legislação reforça a privacidade dos doentes e a garantia de respostas em tempo útil, salientando que, por feliz coincidência, a iniciativa decorreu no Dia Mundial do Doente, um momento oportuno para reforçar a necessidade de melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde.
Durante a manhã, Rafael Franco, coordenador da Unidade de Inovação Digital (UID) SPMS, apresentou a plataforma LIVE para a prática de Teleconsultas, demonstrando as suas potencialidades na otimização dos serviços de saúde à distância.
Seguiu-se a intervenção de Ana Garcia, da Unidade de Inovação Digital da SPMS, que introduziu a plataforma de Telecuidados para a prática da Telemonitorização e da Telereabilitação.
Já Rui Parreira, da mesma unidade da SPMS, abordou a importância dos serviços digitais, com foco no profissional de saúde, e realizou uma demonstração prática da plataforma LIVE, a plataforma de videochamada clínica, à qual os profissionais de saúde e utentes acedem para realizar teleconsultas em tempo real.
Por sua vez, Ana Garcia demonstrou a utilização da plataforma Telemonit SNS24, concluindo a manhã de trabalhos.
No período da tarde, houve espaço para a apresentação de sete projetos-piloto implementados na ULS Lezíria, com os temas “Teleconsulta – Experiência da USF Vale do Sorraia” (USF Vale do Sorraia); “Equipa multidisciplinar de acompanhamento da pessoa/cuidador com doença crónica em processo de Transição de cuidados” (Equipa Cuidar’T); “Consultoria e Referenciação pelos CSP – Unidade Multidisciplinar de Dor” (Unidade de Dor Crónica); “POCT – Testes realizados fora do laboratório” (Serviço de Patologia Clínica), “Video TOD -Toma Medicação Observada (Centro Diagnóstico Pneumológico) ”, “Telerreabilitação – Experiência do Serviço de Medicina Física e Reabilitação” (Serviço de Medicina Física e Reabilitação) e “Teleconsulta do adolescente nos cuidados de saúde primários: Poderá ser o futuro?” (UCC Chamusca/Golegã). Seguiu-se um debate entre os participantes e a UID, fomentando a partilha de experiências.