Acidentes no concelho

Infelizmente todas as semanas somos confrontados com notícias de acidentes rodoviários nas estradas do Concelho de Almeirim. Os que são noticiados são muito graves, com danos para as pessoas e património, e obrigam muitas vezes ao corte temporário das vias. Mas há muitos outros que nem aparecem nas notícias.

Segundo o Relatório Anual de Sinistralidade da ANSR em 2022 ocorreu uma morte por colisão numa Estrada Municipal no Concelho de Almeirim. Em 2023 duas mortes: uma por despiste nos Foros de Benfica e outra também por despiste na Rua A – Zona Industrial de Almeirim. O relatório anual de 2024 ainda não foi publicado.

De referir que estes dados são de acidentes com mortes, mas que muitos dos acidentes com os quais contactamos quase diariamente tiveram feridos graves. Estas pessoas com lesões temporárias ou permanentes também contam e apesar de não ter essa estatística não tenho dúvidas que são muitas mais que três. E o leitor também sabe.

Sempre que há acidentes o Município de Almeirim deveria averiguar, com o apoio das entidades competentes, quais os motivos e as consequências. Desta forma, caso tenham competência para tal, ou seja, se não forem em estradas nacionais, poder-se-ia aumentar as medidas de segurança para reduzir o número de acidentes e/ou minorar os impactos em caso de acidente (por exemplo, com obstáculos redutores de velocidade). Será que leitor não se recorda de nenhuma estrada, por exemplo, estreita e com valetas muito pronunciadas em que se um carro lá entrar vai acontecer um acidente grave? Será que não conhece algum cruzamento onde uma passadeira sobrelevada poderia reduzir a velocidade e evitar acidentes? É disso que estamos a falar. É importante agir.

Refira-se que os três acidentes mortais de 2022 e 2023 ocorreram todos fora de estradas nacionais. Devemos aprender com os erros e corrigir os mesmos. A bem de todos.

João Lopes – PSD Almeirim