Almeirim prepara-se para eventuais cheias do rio Tejo

A precipitação dos últimos dias tem provocado um aumento significativo dos níveis hídricos do rio Tejo e dos seus afluentes, situação que levou as autoridades a emitir avisos à população, principalmente aquela que reside em zonas ribeirinhas.

Segundo o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, está previsto o “aumento dos caudais debitados pelas barragens, o que potencialmente contribuirá para um aumento dos níveis registados no rio Tejo”, destacando ainda que a emissão de novos “avisos meteorológicos e e Estado de Alerta Especial para precipitação” na região, nos próximos dias, podem contribuir para agravamento ainda maior desses caudais.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Almeirim já esteve na localidade da Tapada a preparar o escoamento dos pluviais do dique, como medida de prevenção para uma eventual cheia que possa vir a ocorrer.

O SMPC refere em comunicado que está a acompanhar a “evolução do aumento dos níveis da água no concelho”, com outras entidades, e garante que vai emitir outros comunicados “sempre que tal se revele necessário”.

O SMPC recomenda à população a retirada “das zonas normalmente inundáveis, de equipamentos agrícolas, industriais, viaturas, animais e outros bens”. Também é recomendado que a população se mantenha informada “através dos Órgãos de Comunicação Social ou dos Agentes de Proteção Civil, desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens”.

Até ao momento, ainda nenhuma estrada foi cortada ou condicionada devido ao aumentos dos caudais, no concelho de Almeirim.

A chuva deve regressar a partir de sábado, estando prevista que continue ao longo da semana.