O PSD de Almeirim veio a público criticar a decisão do atual presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, de se candidatar à presidência da Câmara de Santarém nas próximas eleições autárquicas.
Em comunicado, os sociais democratas de Almeirim consideram a decisão de Pedro Ribeiro um exemplo de “oportunismo político” e acusam o candidato socialista de utilizar o cargo em Almeirim como “trampolim político” para alcançar novos objetivos.
Apesar de reconhecer a sua legitimidade, a Comissão Política da concelhia do PSD de Almeirim refere que a candidatura do autarca a Santarém “demonstra uma visão política focada exclusivamente em interesses pessoais e partidários”. O partido social democrata acusa o candidato de usar o seu cargo como “trampolim político” e critica ainda a falta de atenção que o autarca estaria a dedicar às necessidades do município de Almeirim, onde exerce funções há cerca de 30 anos, sublinhando que tal atitude “não serve os interesses da população” que o elegeu.
Na mesma nota, os sociais-democratas destacam a recente entrevista do presidente do PS de Santarém, que admitia, na altura, ter vários nomes como opções para a candidatura à Câmara Municipal de Santarém. Para o partido, a declaração de Diamantino Duarte evidencia que o PS não possui candidatos locais capacitados para liderar o município e que a aposta em Pedro Ribeiro reflete “jogos de poder e interesses internos”, em detrimento das necessidades reais dos municípios de Santarém e Almeirim.
O PSD levanta ainda questões éticas relacionadas com a acumulação de funções de Pedro Ribeiro, exigindo esclarecimentos sobre o futuro da sua posição como presidente da Câmara Municipal de Almeirim e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT). O partido defende que, caso mantenha os dois papéis enquanto candidato, estaria a demonstrar uma “falta de respeito pelos munícipes de Almeirim” e a comprometer a imparcialidade necessária à liderança da CIMLT.
No comunicado, o PSD questiona ainda se Pedro Ribeiro vai “continuar a viver e trabalhar em Almeirim ou se vai mudar para Santarém de forma a inteirar-se dos assuntos e dossiers de Santarém”.
Os sociais democratas defendem que a “política local deve ser marcada pela seriedade, pela proximidade aos problemas das populações, e pela transparência e na defesa intransigente dos interesses das populações”.
O Partido Socialista de Almeirim indicou recentemente Joaquim Catalão como candidato à presidência da Câmara Municipal de Almeirim. Já por parte do PSD de Almeirim ainda não é conhecido nenhum candidato.