Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, anunciou a finalização do acordo com a empresa Sumol+Compal, para a aquisição dos terrenos para a construção dos últimos troços da Avenida Professor José Sousa Gomes, também conhecida como a Circular Urbana de Almeirim.
O autarca pretende, em breve, fechar a compra formalmente dos terrenos, que estarão avaliados em cerca de 100 mil euros, e dar, assim, o passo final para a construção dos dois últimos troços da Circular terão um investimento a rondar os três milhões de euros.
O primeiro troço liga a zona do Circuito de Manutenção até ao cruzamento próximo às estufas e o segundo troço liga até à Estrada Nacional 118, junto à área dos “Paus Tratados”.
Pedro Ribeiro, que já concretizou três troços da Circular Urbana durante o seu mandato, destaca que Almeirim “é o único concelho da região, que está a fazer, a expensas próprias, uma circular urbana para desviar o trânsito do centro da cidade e assim melhorar a mobilidade e a segurança”.
O presidente assinala que a obra “já soma quase duas décadas” e que ao longo do tempo “enfrentou diversos desafios logísticos e financeiros, e o acordo com a Sumol+Compal só foi possível após anos de negociação”.
O edil conclui que a obra “não seria precisa, ou pelo menos não seria tão urgente, se o Estado Central, e os vários Governos, de vários partidos, tivessem feito a A13 entre Almeirim e a Chamusca/A23”.
No final da concretização destes dois troços, grande parte do trânsito pesado, que hoje em dia, atravessa o centro da cidade, será desviado pela Circular Urbana de Almeirim.