A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) assinaram um protocolo de cooperação, no passado dia 8 de outubro, para a criação de um Programa Regional de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).
Considerado único em Portugal, segundo o INEM, este acordo representa um marco na colaboração entre as autarquias e as unidades de saúde, com vista a implementar um sistema integrado de utilização de desfibrilhadores automáticos externos.
Pedro Ribeiro, presidente da CIMLT, afirma que este protocolo vai incentivar à “formação de centenas/milhares de pessoas, algo da maior importância para o sistema”, sublinhando que quantos “mais tiverem formação e conseguirem usar os DAEs mais protegidos estaremos todos, em conjunto”.
O autarca agradeceu ainda ao Conselho de Administração da ULS e em especial especial à Dra. Rita Paulos, Diretora Clinica da ULS, por permitir a concretização de deste protocolo que é tentado há vários anos pela CIMLT.
O protocolo visa, não só a uniformização do uso dos DAEs na região, mas também a criação de uma rede ampla de formandos, que permitirá uma maior segurança e capacidade de resposta em situações de paragem cardiorrespiratória.