Propostas aprovadas

Tenho lido as crónicas dos partidos políticos da oposição, do nosso concelho no jornal Almeirinense, verifico que há pouca divulgação dos mesmos sobre assuntos de interesse e relevantes para o bom funcionamento e prestígio das Freguesias, tais como a higiene a limpeza de sargetas, estradas e passeios a segurança policial e rodoviária, a manutenção das poucas zonas verdes existentes, o não aproveitamento dos recursos disponíveis. Referindo-me propriamente mais á Freguesia de Fazendas de Almeirim, onde vivo e sou deputado de Assembleia de Freguesia. Assim, decidi escrever um pequeno texto com o objetivo único de denunciar o mau serviço que o executivo da Junta de Freguesia de Fazendas está a prestar á população.  Como Deputado pelo partido CHEGA, na Assembleia da Freguesia de Fazendas de Almeirim, tenho o direito e dever de observar, dar opiniões, fazer críticas quando oportunas e válidas, fiscalizar o executivo que está no poder, ou seja interpelar o Sr. Presidente da Junta, sobre assuntos e questões, da sua responsabilidade. O Presidente da Junta, que aufere cerca de dois mil euros que recebe de vencimento mensal, por direito, por estar ao serviço da Junta de Freguesia a tempo inteiro, por opção sua, tendo os deveres de cumprir horários de trabalho, dirigir, coordenar, e dar o exemplo aos funcionários da junta de Freguesia. Vou dar alguns exemplos verídicos, que são discutidos em assembleia e que fazem parte das atas das assembleias e podem ser consultadas pela população.

O deputado do partido chega têm-se debatido com ideias para benefício da população e da própria freguesia. Reposição de mais uma caixa multibanco já que uma existente foi retirada, ou outra colocada em Paços dos Negros. Mobilidade: rampas de acesso aos estabelecimentos. Trânsito: alteração de sinais de transito, construção de rotundas, passadeiras. Abertura das instalações sanitárias: Construção de mais alas no infantário. Construção de outo pavilhão no centro de saúde, para acolher mais idosos. Criar um espaço verde, naquele terreno em frente ao centro de saúde, com arvores, bancos, para os mais idosos e outra parte com caixa de areia, escorrega, baloiço, para as crianças, do infantário. Criar um dia de atendimento ao publico, em Fazendas, Paços dos Negros e Marianos, que ainda não foi aceite. Críticas ao sr. Presidente e ao seu executivo. Começo por informar a população que a junta de freguesia recebe mensalmente da Câmara Municipal de Almeirim, para gestão e manutenção de espaços verdes a quantia de 3.650 euros e para a limpeza de estradas, sarjetas, espaços públicos a quantia de 4.551,82 euros. Pergunto o porquê destes serviços não estarem a ser devidamente efetuados, a população também vê como eu vejo, não coloco fotografias porque não tenho espaço. As instalações sanitárias, tinham uma pessoa a tomar conta do espaço e realizava a limpeza, despediram essa pessoa, fecharam a porta. Como já informei em reunião de assembleia interroguei o sr Presidente da Junta o porquê de a porta estar fechada. Mandou abrir a porta, de manha e fechar á tarde, com o horário igual ao do cemitério. Na última reunião de assembleia, tendo eu verificado que a porta dos sanitários já estava novamente fechada perguntei o porquê? Resposta do sr Joaquim que estava em substituição do sr presidente! Foi encontrada uma seringa na casa de banho fechou-se a porta. Eu perguntei ao sr. Joaquim e pergunto á população se é justa a maneira de resolver este problema. A instituição junta de freguesia na pessoa do sr presidente têm o dever de verificar quem e como, e tentar resolver o problema, informar as autoridades competentes, tentar saber quem é a pessoa para ser encaminhada para tratamento e não fechar a porta dum local publico que é da população da freguesia e a população deixar de ter aceso porque foi encontrada uma seringa no seu interior e essa pessoa agora irá deitar outras seringas para outros locais públicos.

Os espaços onde estavam colocados aparelhos para as crianças brincarem, os adultos partiram um aparelho, conclusão! o sr. Presidente mandou cortar todos os outros aparelhos, ao pé dos sanitários e no centro de cultura. Por esta lógica entra alguém no cemitério destrói ou deixa lá uma seringa fecha-se o cemitério. Sobre a herdade dos Gagos, ao dia de hoje, convido a população da freguesia a deslocar-se lá e verificar o abandono em que a herdade se encontra, sem manutenção, a junta de freguesia é um órgão de dissuasão perante a população, no sentido da informação, ajuda, colaboração, na higiene e limpeza das matas, nas queimas, queimadas, pois vão á herdade ver a vergonha em que se encontra cheia de mato, sobreiros velhos caídos a criar lagartas que vão infetar os outros sobreiros bons, os acessos todos degradados com ramos de arvoras caídos se for necessário passar um carro dos bombeiros, não consegue, uma vergonha. Das poucas zonas verdes que existem na freguesia verifica-se que não têm manutenção e foram substituídas por betão. As estradas verificam-se que também estão a ficar todas degradadas. Ao sr. Presidente da Camara, com todo o respeito acompanho nas redes sociais que tapou um buraco aqui outro ali, plantou uma arvore, recolha porta a porta, festas, entre coisas boas e más o que a população quer e necessita é que o sr. Presidente, baixe os impostos camarários, baixe o IMI, providencie o mercado local, ajude os jovens a investir com ajuda do município e das freguesias, crie infraestruturas também nas freguesias para uma melhor qualidade de vida das pessoas ou seja população envelhecida, o dinheiro do PRR também pode e deve ser aplicado nas freguesias, que tanto impostos pagam e em nada verificam comparticipações por parte do município, só no período das eleições sejam recordadas; porquê?? Porque existe o incentivo aos votos, sejam jovens, idosos, atuais ou novas associações o que interessa é irem votar PS.

Mário Moreira – CH Almeirim