Exposição MDM

Inaugurou-se, no passado dia 29 de Julho, na Biblioteca Municipal de Almeirim, a Exposição “Mulheres de Abril somos. Com igualdade temos futuro”, organizada pelo MDM e BMA, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Esta Exposição convida a conhecer melhor o papel e as lutas das mulheres durante o período que antecedeu a Revolução de Abril bem como a conhecer as suas conquistas e lutas após a mesma.

Conquistas como o direito ao voto, ao salário mínimo nacional, a reformas e pensões. As mulheres exigiram o fim do aborto clandestino. Exigiram a sua alfabetização, o direito ao divórcio e proteção social. Veio o tão desejado fim da guerra colonial, em que as mulheres receberam de braços abertos os seus filhos e maridos retornados da guerra. Apelaram à paz, à libertação das presas políticas e dos povos.

Estas e outras conquistas consagradas na Constituição da República Portuguesa previam um futuro novo para nós, que importa continuar a defender.

É urgente defender maternidades de proximidade, consultas de obstetrícia, planeamento familiar ou pediatria. Exigir mais apoios à natalidade e direitos parentais. Exigir o aumento dos salários, igualdade salarial e de oportunidade de acesso ao mesmo cargo. Continuar a lutar contra a violência doméstica e violência no namoro.

Continua a ser necessário exigir uma rede pública de creches e de lares, uma escola pública, gratuita e de qualidade. 

Por uma vida mais digna para as mulheres e as suas famílias. 

A Exposição está patente até dia 14 de Agosto na BMA.

Ana Rita Monteiro – CDU Almeirim