A Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria anunciou o aumento da atividade assistencial em diversas áreas de atuação, em comparação a igual período homólogo de 2023. A ULS destaca ainda o o aumento significativo da cobertura de utentes com médico de família, a contratação de médicos e outros profissionais de saúde, assim como a evolução positiva a nível financeiro.
Entre janeiro e agosto registaram-se 777 partos, verificando-se um aumento de 49 partos (+6,7%). Este número representa um recorde desde 2018, com um acréscimo de 94 partos face ao período homólogo desse ano.
Por sua vez, foram efetuadas 98 022 consultas médicas hospitalares (+6,1%), das quais 29 336 foram primeiras consultas (+10,6%) e 68 686 subsequentes (+4,3%), enquanto nos Cuidados de Saúde Primários realizaram-se 268 843 consultas presenciais (+0,6%).
De salientar, também, o crescimento de 20,7% no número de doentes intervencionados em cirurgia programada, o que equivale a mais 898 doentes operados, e o crescimento da taxa de ambulatorização para 71%. O número de sessões de hospital de dia também aumentou (13,9), assim como o número de hospitalizações domiciliárias (+21,6%).
Na área dos Cuidados de Saúde Primários, realça-se que, a ULS da Lezíria já atingiu uma cobertura de utentes com médico de família de 82,8%, o que significa um aumento de 6,8% face a agosto de 2023.
No que respeita ao desempenho assistencial nos Cuidados de Saúde Primários, a ULS da Lezíria encontra-se atualmente na 3.ª posição das 13 ULS da região de Lisboa e Vale do Tejo.
De acordo com o Conselho de Administração, estes dados refletem “o empenho e a dedicação dos profissionais da ULS da Lezíria, que diariamente se esforçam para assegurar cuidados de saúde de excelência a todos os utentes”.
Relativamente aos recursos humanos, no que respeita à carreira médica, de destacar que, até ao momento, em 2024 foram contratados 26 médicos em diversas especialidades e 201 prestadores de serviços médicos. Durante o ano, houve ainda 133 médicos a aderir à dedicação plena, dos quais 79 da especialidade de Medicina Geral e Familiar (92%), 53 das especialidades hospitalares (32%) e 1 de Saúde Pública (100%).
Foram também contratados 42 enfermeiros, estando a ser reforçados todos os grupos profissionais, nomeadamente, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, técnicos superiores, dos quais assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos, assistentes técnicos, informáticos, entre outros.
A nível financeiro, ao longo do ano de 2024, a ULS da Lezíria tem vindo a registar uma evolução positiva no que que respeita a dívidas a fornecedores e ao prazo médio de pagamentos, entre outros aspetos. Os dados reportados relativos ao 2.º trimestre de 2024 mostram um prazo médio de pagamentos (PMP) ponderado de 41,37 dias, uma redução considerável (66%) face ao período homólogo, onde se registou um PMP ponderado de 121,9 dias.
No que se refere à evolução da dívida, os dados acumulados referentes ao período de janeiro a agosto de 2024 revelam um decréscimo na dívida total a fornecedores externos face ao período homólogo em cerca de 68% e uma diminuição de 63% na dívida vencida comparativamente ao período homólogo. No mesmo sentido de melhoria, também a dívida total registou, até agosto de 2024, uma redução de 30% face ao mesmo período de 2023.
“Esta melhoria crescente e sustentada reflete não só o esforço do Conselho de Administração em reduzir a dívida da instituição, bem como um trabalho conjunto e combinado entre os diversos Serviços da nossa Instituição”, destaca o órgão de gestão.