Ao longo dos primeiros seis meses deste ano de 2024, os relatórios de frequência de público, registados no conjunto dos equipamentos culturais do Município de Santarém, apontam mais de 50 mil participações em termos de afluência de público, anuncia a Câmara Municipal de Santarém.
Segundo a entidade, os números agora divulgados mostram que a Biblioteca Municipal de Santarém/Sala de Leitura Bernardo Santareno, serviu 19777 pessoas, tendo emprestado 3257 obras, permitido a consulta de outras 5512 obras, enquanto o seu catálogo informático contabilizou 8429 acessos. Em projetos de promoção da leitura, o Município contou com o envolvimento de 1031 crianças.
Por seu turno, a Casa Museu Anselmo Braamcamp Freire contou 295 visitantes e o Arquivo Histórico Municipal de Santarém recebeu a visita de 44 investigadores.
No mesmo período e, apesar de estar fechado ao público nos dois primeiros meses do ano para manutenção, o Convento de São Francisco foi palco de 33 diferentes ações – mais 13 do que durante todo o ano de 2023. O espaço contou uma afluência de 9091 pessoas em eventos – mais 2746 do que em 2023 -, e recebeu 8176 visitantes, mais 2353 do que no ano anterior. Na totalidade, este monumento acolheu 19267 pessoas, mais 5099 do que em 2023. Em quatro meses, o Convento assinalou um crescimento superior a 40 por cento, quando comparado com os seis meses do ano anterior. Aliás, 2023 já tinha sido um ano de crescimento, tanto em termos de público como de ações realizadas.
Já o Teatro Sá da Bandeira, recebeu ao longo deste primeiro semestre, 111 ações, das quais 46 apresentaram programação municipal. Em termos de espetadores, todos estes eventos como espetáculos, residências artísticas, workshops, ateliers, exposições ou conferencias, admitiram um total de 7165 espetadores.
Por último, a Casa do Brasil/Casa Pedro Álvares Cabral, um espaço polivalente que oferece regularmente exposições temáticas dedicadas a diferentes aspetos da História de Santarém e do Brasil ou mostras de artes plásticas, recebeu 3744 entradas. Os visitantes vindos do Brasil representaram 31 por cento da afluência, registando-se ainda 3,5 por cento de turistas ingleses e 1,5 por cento de viajantes oriundos de Espanha.
No local, encontra-se ainda uma exposição permanente sobre Santarém e o Brasil, enquanto o pequeno auditório que se encontra no piso inferior do espaço, acolheu múltiplas atividades, desde lançamentos de livros, conferências, tertúlias, reuniões, ações de formação ou pequenos espetáculos. A mesma sala tem sido ocasionalmente aberta para projetos e ações da sociedade civil, acolhendo reuniões de carácter político partidário, entre muitas outras iniciativas.
De realçar ainda que no primeiro semestre de 2024, o espaço apresentou quatro grandes exposições: Braamcamp Freire, o génio poliédrico; Chão de duas pátrias; Estandartes da Liberdade e Silva Palmeira, 90 anos de vida e arte.