PJ investiga Junta de Fazendas de Almeirim. Venda da cortiça sob escrutínio

O concurso da compra de cortiça da Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim está sob investigação da Polícia Judiciária.  

O Jornal O ALMEIRINENSE sabe que as autoridades analisaram ao pormenor os concursos para compra da cortiça à Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim e o caso vai mesmo para tribunal, com vários elementos a serem constituídos arguidos. 

Entre os visados, está o atual presidente da junta, João Apolinário e também Manuel Bastos Martins, antigo presidente. 

O nosso jornal sabe que, nesta fase, não há indícios que os visados se apropriaram de dinheiro ou tiraram dividendos. Em causa estarão irregulares em concursos em 2016 e 2014. 

A Polícia Judiciária (PJ) já esteve na sede da Junta de Freguesia, tendo sido levados vários dossiers com dezenas de documentos e já terão ido mesmo alguns elementos prestar declarações à PJ, em Lisboa. 

Fonte próxima do processo, assegura também que os elementos dos executivos de 2016 e 2014 podem ser constituídos arguidos. Este caso surgiu depois de uma denúncia anónima antes das últimas eleições autárquicas. 

A Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim é proprietária de muitos hectares de sobreiros na Herdade dos Gagos e a exploração de cortiça é uma fonte de receita muito importante para a Junta.