A ULS da Lezíria promoveu, no passado dia 13 de maio, em parceria com a Academia Health Way, certificada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), duas ações de formação subordinadas ao tema “Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE)”. Este curso, que se destinou a 20 médicos e enfermeiros da ULS, decorreu na Escola Superior de Saúde de Santarém.
Estas ações assumiram como objetivo primordial a aquisição de competências pelos profissionais de saúde da unidade de saúde, que permitam realizar corretamente manobras de suporte básico de vida (SBV) com recurso a um dispositivo desfibrilhador automático externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória, com a permanente identificação de potenciais riscos para o reanimador e terceiros.
Estas formações pretenderam também iniciar o processo de certificação/acreditação dos cursos de SBV-DAE da ULS da Lezíria pelo INEM, de forma a constituir uma bolsa de formadores sólida, pelo que foram formados em conjunto os formadores juniores (“tirocínios 1”) Alexandra Azinhaga e Nuno Reis, enfermeiros.
A equipa pedagógica dos cursos, composta por Mileta Gomes, especialista em Medicina Geral e Familiar (coordenadora/formadora tutora), pelo enfermeiro Tiago Lopes (formador), pela enfermeira Susana Pina (coordenadora/formadora tutora) e pela enfermeira Inês Prates (formadora) agradecem à Comissão de Emergência e Catástrofe da ULS da Lezíria esta aposta na formação de SBV e SBV-DAE, acreditada pelo INEM, que apenas se iniciou.