Deram início no passado dia 22 de janeiro, na aldeia do Pinheiro Grande (Chamusca), as atividades para seniores, numa iniciativa do Município da Chamusca em parceria com a Sociedade de Instrução e Recreio do Pinheiro Grande, integradas na oferta da Rede de Universidades Sénior do Concelho da Chamusca (RUSCha). A falta de oferta nesta área na localidade, acabava por se tornar um constrangimento para quem gostava de frequentar as aulas e não podia deslocar-se à sede de Concelho.
As sessões tiveram início no dia 23 de janeiro, contaram com a participação entusiástica de cerca de 20 alunos e decorrem na sede da Sociedade de Instrução e Recreio do Pinheiro Grande. Este é um marco muito importante para a população do Pinheiro Grande e um passo fundamental na área do Envelhecimento Ativo e Saudável.
A Rede de Universidades Sénior do Concelho da Chamusca conta atualmente com mais de 120 seniores inscritos, das várias Freguesias do Concelho, sendo que a expetativa é que este número aumente à medida que o projeto avance. Do plano curricular fazem parte 13 disciplinas do tronco comum, sete das quais sessões práticas de duas horas por semana e seis sessões teóricas de uma hora por semana.
A RUSCha é um projeto promovido pela Câmara Municipal da Chamusca em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho e com a Sociedade de Instrução e Recreio do Pinheiro Grande, que aponta para um modelo evolutivo da Educação Sénior e tem como objetivo promover e fortalecer o envelhecimento ativo e saudável da população idosa, garantindo igualdade de acesso a oportunidades educativas e culturais de qualidade em todas as freguesias do concelho, bem como estimular a participação ativa e inclusiva dos idosos no desenvolvimento das suas comunidades.
Na componente prática os alunos vão poder desfrutar de disciplinas de Relaxamento de Movimento, Artes Performativas, Artes Plásticas e Decorativas, Clube de Jornalismo, Saúde Nutrição e Bem-Estar, Área de Projeto e Formação Musical. O plano mais teórico é composto pelas disciplinas de Conhecimento e Cultura Geral, Direitos e Cidadania, Tecnologias e Inovação, Culturas do Mundo, Ciências e Experiências e Jogos Matemáticos e Raciocínio.
Refira-se que atualmente os números de envelhecimento alertam-nos para uma responsabilidade redobrada nesta área, sendo que em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos do que crianças menores de 15 anos e em 2000 já havia mais pessoas com 60 anos ou mais do que crianças menores de 5 anos. O número de centenários aumentará globalmente de 316.600 em 2011 para 3.2 milhões em 2050. Estima-se que haja 55 milhões de pessoas portadoras de demência em todo o mundo e que esse número suba para 78 milhões até 2030 e para 139 milhões até 2050, o que torna o Envelhecimento Ativo e Saudável uma área prioritária de atuação nos territórios, sobretudo naqueles com maior índice de envelhecimento.