A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim prepara-se para abrir uma nova resposta social, um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP).
No concelho de Almeirim não existe nenhum CAFAP e, no distrito de Santarém, existem apenas cinco, nomeadamente, em Coruche, Torres Novas, Abrantes, Ferreira de Zêzere e Rio Maior, todos eles a trabalharem acima da sua capacidade. A necessidade da existência deste serviço de Apoio à Comunidade foi sinalizada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Almeirim (CPCJ), que acompanha mais de uma centena de famílias.
O CAFAP é um serviço que visa a qualificação familiar mediante a aquisição e o fortalecimento de competências parentais nas diversas dimensões da vida familiar e compreende níveis diferenciados de intervenção de cariz pedagógico e psicossocial que, de acordo com as características das Famílias, integrarão as seguintes modalidades:
• Preservação familiar -previne a retirada da criança ou do jovem do seu meio natural de vida.
• Reunificação familiar – acompanha o regresso da criança ou do jovem ao seu meio familiar;
• Ponto de encontro família – estimula a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares.
A SCMA defende que a existência de um CAFAP em Almeirim potenciará o sucesso da intervenção junto de mais famílias, e a prestação de um acompanhamento especializado mais prolongado, consolidado e contínuo. O CAFAP funcionará em Almeirim, na Rua do Paço n.º 29.
A População Alvo serão Famílias, Crianças ou Jovens de Almeirim e Alpiarça, em situação de risco psicossocial, sinalizadas pelas Entidades Parceiras: CPCJ, Equipas de Assessoria Técnica aos Tribunais, Autarquias, Escolas, Forças de Segurança Pública e Segurança Social.