Quatro vinhos de Almeirim foram premiados na 30.ª edição do concurso Sélections Mondiales de Vins, que se realizou no Canadá. No geral, a região dos Vinhos do Tejo arrecadou quatro medalhas de Grande Ouro, 14 de Ouro e uma de Prata
O Babu Reserva tinto 2021 (Fiuza & Bright), Falcoaria Late Harvest branco 2016 (Casal Branco), Falua 2 Castas tinto 2020 (Falua) e Fiuza Eminente Reserva tinto 2021 (Fiuza & Bright) foram o vinhos de Almeirim premiados com a medalha de ouro.
Da região dos Vinhos do Tejo, destaque para quatro vinhos da Adega do Cartaxo, que foram agraciados com medalhas de Grande Ouro e listados no importante TOP 50.
De referir que a concurso e em prova cega estiveram mais de mil vinhos de todo o Mundo, ficando o TOP 50 reservado aos vinhos com as pontuações mais elevadas nesta competição – com 93 ou mais pontos –, de todas as categorias e países. Este ranking pretende revelar produtos de excelência, facilitando a sua potencial entrada no mercado do Quebec, no Canadá, e nos mercados americanos.
O anúncio dos vencedores do Sélections Mondiales de Vins decorreu no dia 20, por ocasião da Grande Degustation de Montreal, organizada pela Sociéte des alcools du Québec (SAQ), o monopólio no que toca à importação de vinhos e outras bebidas alcoólicas.
Portugal foi o país com mais vinhos medalhados, com um total de 88, dos quais 12 com Grande Ouro e TOP 50, o que significa que 35% dos 249 vinhos portugueses inscritos foram premiados e que conseguiu 249,35% no que toca a resultados positivos. Seguiu-se Itália com 83, França com 79, Espanha com 40, Moldávia com 33, Canadá com 27, Austrália com 25, Roménia com 24 e Argentina com 16 medalhas.