O Conselho Municipal de Educação recomendou, hoje, aos Agrupamentos de Escolas do concelho de Almeirim que seja proibido alunos de 1º ciclo levarem telemóveis para os estabelecimentos de ensino.
A decisão foi tomada pelo Conselho, por unanimidade, que recomendou, além dos alunos de 1º ciclo, que alunos de outros graus de ensino não levem os telemóveis para as instituições de ensino. Aos alunos de 2º e 3º ciclo que levem os dispositivos móveis, estes serão depositados num local apropriado e apenas serão levantados quando saírem da escola.
No secundário, foi recomendado que não fosse permitido o uso de telemóveis nas salas, podendo ser utilizados apenas nos intervalos. Em eventuais casos, onde se comprovem problemas de saúde, ou que as crianças tenham de ser monitorados por aplicações como por exemplo, os diabetes, essas regras não serão exigidas.
O presidente da câmara municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, esteve presente nessa reunião e relembra nas suas redes sociais que “há estudos que comprovam que o seu abuso [dos telemóveis] está a provocar alterações de comportamento, ansiedade, problemas de aprendizagem, entre outros.”