Mulher

No passado dia 8 de março celebrámos o Dia Internacional da Mulher!

Esta data foi estabelecida pela ONU em 1977, por forma a destacar e reconhecer a importância e contribuição da mulher para a sociedade. Mas ainda ouvimos a pergunta: “Porque é que as mulheres precisam de ter um dia especial?”. Porque este é o dia em que todos (mulheres e homens) devemos refletir acerca da evolução dos direitos das mulheres.

Nos últimos anos temos vivido um retrocesso gigantesco a nível mundial pelos direitos das mulheres, como tem vindo a acontecer com as mulheres afegãs, onde são proibidas de estudar, de trabalhar, inclusive de sair à rua!


Existem alguns países, como os EUA e a Polónia, que têm vindo a promulgar legislação a proibir a interrupção voluntária da gravidez! As mulheres continuam a ganhar menos que os homens por trabalho igual, sendo a diferença salarial na UE de 13%, o que significa que, por cada 1€ que um homem ganha, uma mulher recebe 0,87€! Só as mulheres podem descrever a cada vez maior falta de segurança que sentem quando andam na rua! E são tantos os exemplos que poderia continuar a enunciar!

O desrespeito pelos direitos das mulheres ainda é uma questão cultural!
Continua a ser necessário levantar a voz para os defender, continua a ser necessário mudar mentalidades, para que as mulheres não sejam excluídas pelo simples facto de serem mulheres! Lutar pelos direitos das mulheres é lutar pela democracia, é lutar por uma sociedade mais justa, é lutar pelo direito de ter direitos iguais!

O Dia Internacional da Mulher deve ser celebrado de forma a alertar consciências, a dizer que muito já foi feito … mas que ainda há muito por fazer!

Teresa Aranha
PS Almeirim