Património Natural

O património que a natureza nos oferece deve ser protegido, valorizado, usufruído e cuidado por todos! A denominada Vala Real ou Vala de Alpiarça, tem cerca de 10 km de extensão no concelho de Almeirim, mais especificamente, nas freguesias de Almeirim e de Benfica do Ribatejo e é um dos excelentes patrimónios que a natureza nos oferece, o qual deve ser cuidado e protegido.

A recente construção da Ponte D. Manuel permitiu resolver um dos grandes problemas existentes na vala, porquanto, a velhinha ponte impedia a passagem dos detritos que a água transporta e também dos conhecidos “jacintos de água”. No entanto, e após a resolução desse problema, continua a verificar-se a necessidade de uma intervenção de limpeza e de requalificação profundas, sendo que ambas deverão ser feitas de forma sustentável e ponderada, para benefício do ambiente e dos almeirinenses.

Quanto à questão da limpeza, esta já se vislumbra mais perto, atendendo à recente aprovação de uma candidatura ao Fundo Ambiental, feita pelo Município de Almeirim, para aquisição de um barco devidamente equipado, que em pleno funcionamento, irá com certeza resolver o grave problema dos infestantes.

A Vala Real e as suas margens constituem um magnifico e rico património natural, por isso é importante que no futuro a população de Almeirim possa usufruir desta riqueza paisagística e ambiental, designadamente, através da criação de caminhos pedonais e zonas de lazer ao longo da sua extensão, como por exemplo, no Pego da Rainha.

Teresa Aranha
Partido Socialista

Artigo de opinião publicado na edição impressa de 15 de outubro de 2020