Prolongada isenção das taxas de esplanadas até dezembro

A isenção do pagamento das taxas de utilização do espaço público para esplanadas foi prolongada até final de 2020. A isenção desta taxa já tinha sido aprovada em março numa reunião realizada por vídeo-conferência, em pleno estado de emergência.

O tema foi novamente debatido presencialmente na reunião da Câmara Municipal de Almeirim que decorreu esta segunda-feira a 6 de julho.  

Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara, justificou a decisão como um apoio à economia e ao mesmo tempo apelo a que as pessoas estejam em espaços abertos.

A CDU incentivou também a importância das pessoas frequentarem as esplanadas de restaurantes e cafés para evitar a aglomeração de pessoas em espaços fechados e também para “incentivar a economia local”.

Em maio deste ano, a Direção-Geral da Saúde lançou uma orientação para estabelecimentos de restauração e bebidas onde recomenda um maior uso das áreas exteriores dos estabelecimentos como esplanadas e de serviços take-away, mas sempre respeitando as regras de segurança.  

Mariana Cortez