Almeirim parceiro do CIOFF, a FIFA do Folclore

A Câmara Municipal de Almeirim aprovou, em reunião do executivo, a adesão ao CIOFF, Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais.

O CIOFF® é uma espécie de FIFA do Folclore e é Parceiro Oficial da UNESCO, acreditado para o Comité de PCI. Criado em 1970, a missão do CIOFF® é salvaguardar, promover e difundir a cultura tradicional e o folclore.

A Associação CIOFF Portugal representa Portugal junto do CIOFF® e os seus membros constituem uma rede de festivais e grupos Portugueses. Os Festivais CIOFF® promovem o intercâmbio cultural e a Paz entre os Povos. Neles participam grupos nacionais e pelo menos cinco grupos estrangeiros, que apresentam espetáculos de dança e música ao vivo, artesanato, workshops, jogos tradicionais, etc.

Em Portugal existem 11 Festivais CIOFF® e cinco Festivais Associados, que envolvem na sua organização mais de 1.000 voluntários anualmente.

Esta adesão surge depois do FIFCA ter feito a candidatura ao CIOFF e pelo que O ALMEIRINENSE apurou, o Conselho iria marcaram presença na edição deste ano do festival do nosso concelho.

Como o FIFA foi adiado para 2021, o CIOFF deve fazer a certificação no festival do nosso concelho no próximo ano.