Sopa da Pedra distinguida nos Prémios Cinco Estrelas

A 3ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões distinguiu os principais recursos patrimoniais dos distritos de Leiria e Santarém, incluindo a Sopa da Pedra.

Aldeias e Vilas, Cozinha Tradicional portuguesa, Doçaria Regional e Monumentos Nacionais foram algumas das categorias vencedoras. O Prémio Cinco Estrelas Regiões acaba de divulgar os ícones regionais vencedores de 2020.

O galardão que reconhece e valoriza destinos, atrações turísticas e negócios locais de alta qualidade, distinguiu o melhor de Leiria e Santarém em áreas como a gastronomia, artesanato, festas e romarias e monumentos.

Na sua 3ª edição, o Prémio Cinco Estrelas Regiões tem como objetivo não só reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, mas também identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas, entre outros ícones de referência e interesse nacional.

A beleza natural destes dois distritos tem marcado presença na lista de vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões nestes três anos. Em 2020, a votação online elegeu os principais recursos dos distritos de Leiria e Santarém em várias categorias:

Santarém
Reservas / Paisagens / Barragens: Barragem Castelo de Bode (Tomar)
Doçaria Regional: Pampilho
Cozinha tradicional Portuguesa: Sopa da Pedra
Monumentos Nacionais: Convento de Cristo
Aldeias e Vilas: Aldeia de Dornes (Ferreira do Zêzere)

A identificação das marcas vencedores é feita com base na metodologia dos Prémios Cinco Estrelas que mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os 5 principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão (Satisfação pela experimentação, Relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação), em três situações distintas e complementares: Comité de Avaliação; Testes de Experimentação e Questionários de Avaliação Massificada.

Para conhecer os vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2020 consulte https://r.cinco-estrelas.pt/.