Redação de O Almeirinense foi visitada pelo  8º B, 8º E e 8º H da Febo Moniz

O domínio dos Media está a ser trabalhado pelos alunos do 8º ano da Febo Moniz, em Almeirim. Neste sentido o agrupamento contactou a nossa redação no sentido de proporcionar experiências diferentes, mas complementares, aos alunos.

As turmas 8ºA, 8ºD e 8ªG estiveram “À conversa com um jornalista” na BECRE da Febo Moniz. As turmas do 8ºC, 8ºF e 8ºI visitaram a Rádio Comercial de Almeirim, onde tiveram oportunidade de entrar no estúdio, assistir à emissão da manhã e ainda de entrar em direto no programa com o Sérgio Teodósio.

O Jornal Almeirinense foi visitado pelos alunos das turmas 8ºB, 8ºE e 8ºH. A visita guiada à redação do Almeirinense e ao estúdio da Almeirinense TV foi dinamizada pelo chefe de redação Valter Madureira, a Maria Vieira, Hugo Figueiredo.

Estas atividades inserem-se no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento e da Autonomia e Flexibilidade Curricular e em parceria com a BECRE.

“Não tenho palavras para descrever como foi essa visita pois foi um momento muito bom. Pudémos esclarecer dúvidas que tínhamos quanto como era formado um jornal ou a base de uma noticia então começámos por ver onde o jornal era formado e escrito. Pudemos ver os aplicativos que eram usados para fazer e projetar o jornal conhecemos os roteiristas, brincámos e conseguimo-nos enturmar com eles e nós só temos que agradecer a eles em tornar a nossa excursão uma excursão mais animada. Vimos matérias que foram dadas pelo jornal em seu facebok e descobrimos que existe um site que sempre que possa ser possível eles passam informações para os moradores de Almeirin ou região. Conhecemos os roteiristas empregados que trabalhavam lá e podemos conhecer o Valter Madureira, neto de um dos fundadores do jornal o Almeirinense . Descobrimos que o jornal é feito de quinzena a quinzena, descobrimos que todo dia a pelo menos uma notícia em seu facebok como a notícia do tempo e uma coisa que eu ia-me esquecendo, O Almeirinense tem um canal na televisão local onde transmitem jogos que ocorrem, notícias e suas publicidades. Vimos aonde a magia acontece aonde são feitos os programas e o seu estúdio o pano verde, as suas luzes a mesa de som e aonde o programa é editado trocamos mais uma idéia com o Valter ele nos mostrou como era trabalhar num cenário jornalístico e narrativo e também compartilhou com a gente como é estar nesse cenario e aqui deixo meu agradecimento por me deixarem escrever esse artigo.” Paulo Gabriel – Aluno