Da esquerda para a direita: Nota 20

Decorreu na ESMA a Sessão Escolar referente ao Parlamento dos Jovens, uma iniciativa que propôs aos jovens refletirem sobre a igualdade de género, a fim de elaborarem um Projeto de Recomendações que será debatido, democraticamente, até chegar à Sessão Nacional, na Assembleia da República. O número de listas e de participantes na ESMA foi incrível para a nossa realidade: seis listas, cada uma com 10 alunos.

Enalteço cada um destes 60 jovens pela sua participação, coragem e sentido de dever para com a sociedade, fazendo política no sentido mais puro da palavra. Estes alunos mostram-nos o que realmente é fazer política: deparar-se com um determinado assunto e criar medidas que visam a melhor solução, servindo da melhor forma possível a sociedade em que vivemos. O bom número de participações leva-nos a concluir que o desinteresse pela política nestas idades deve-se, por vezes, apenas à falta de incentivo ao debate durante a sua formação escolar. Aqui, as escolas podem ter um papel determinante, criando as condições para a formação cívica e política num ambiente neutro e plural.

A JP Almeirim mostra-se, também, disponível para participar em futuros debates direcionados aos jovens do nosso concelho.Como nota final, felicito o Presidente da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, distinguido pela revista Forbes como um dos “30 jovens mais brilhantes, inovadores e influentes da Europa, com menos de 30 anos, na categoria Direito & Política”, o único português nesta categoria.

João Rosa – CDS Almeirim

.