Aprender e Criar já abriu em Almeirim

Isabel da Fonseca, professora desde 1981 e artista plástica, tem feito exposições todos os anos desde 1996. Com o seu rumo já definido, decidiu regressar às origens, aproveitando para cuidar dos seus, e embarcar numa nova aventura concretizando um sonho já antigo.

Porquê esta mudança de vida?
Com os meus filhos já criados, agarrei uma força para começar do zero, deixei Sintra e vim para dar apoio e acompanhamento a quem nesta fase da vida precisa mais de mim os meus pais. Como eu me achava subvalorizada, pois projetos e ideias não me faltam e vontade de trabalhar também não, decidi criar este espaço um pouco diferente. Juntei as minhas capacidades e a minha experiência profissional enquanto professora de francês / português e a magnífica experiência que tive ao ter dado aulas de pintura durante oito anos, aliando o facto de gostar de estar com pessoas e ensinar tudo aquilo que sei. Gosto de partilhar o meu conhecimento.
Assim, arrisquei e abri o “Aprender e Criar”. Abriu no dia 14 de março e espero que tenha boa aceitação e que as pessoas reajam bem ao espaço e a quem o dirige. (risos)

Quais os serviços que podemos encontrar no seu espaço?
Estudo acompanhado para crianças do primeiro ciclo (francês a todos os níveis e português – 10º, 11º e 12º ano), explicações individuais para quem possa necessitar de mais apoio e as aulas de pintura.
Neste meu projeto existem ainda vários ateliers para adultos e crianças.
As crianças podem encontrar o atelier “pintar as palavras”, onde aprendem a ouvir, a interpretar e a expressar-se através do desenho, o que ouviram e perceberam. São ateliers onde se podem expressar livremente, sem medos, e falar do que não perceberam.
Para os adultos, podem encontrar o atelier “pintar emoções”, aula semanal onde se faz uma espécie de catarse do que nos atormentou durante a semana, tudo através da pintura.

E as aulas de pintura a óleo?
Quanto às aulas de pintura a óleo, serão aulas académicas , onde se aprende a desenhar, a utilizar a observação e a concentração. Há o aprender a conhecer e a identificar as cores. As aulas serão sempre acompanhadas com música, onde o aluno evolui ao seu próprio ritmo, onde há um programa igual para todos, mas depois vai crescendo em grau de dificuldades.
É uma experiência deliciosa onde se vê a evolução dos alunos e o que podem fazer com a sua própria criatividade, que têm mas que não sabem que existe.

Qual o seu objetivo com este espaço tão diferenciado em oferta?
Este é um espaço sem pretensões de eclipsar ou ser melhor que os outros. É simplesmente diferente.
No entanto, a minha paixão pelo ensino é grande e os alunos, sejam eles de pouca idade ou adultos, são para mim um mundo fascinante de troca e aprendizagem.
Sempre aprendi com os meus alunos e sinto-me realizada porque sinto que lhes transmiti o meu conhecimento.
Desejo que Almeirim e eu nos demos bem e todos são bem vindos ao meu novo espaço!

Contactos
Rua 5 de Outubro, nº 120 (junto à antiga rodoviária)
Tlm: 939 115 148
www.isafonseca.tk

.