Class 20 comemorou o 10º aniversário com novo espaço

Anabela Catalão é a mentora do projeto Class 20 – Apoio Pedagógico, em Almeirim.  No final do ano passado abriu mais um espaço, denominado “Unidade de Apoio” para conseguir dar resposta à lista de espera. Fazer o acompanhamento e apoio escolar das nossas crianças é o objetivo principal.

Quando abriu as novas instalações?
A Class 20 – Apoio Pedagógico, é um projeto licenciado para atl, em funções há uma década, com novas instalações desde o dia 7 de setembro de 2015, situa-se na mesma rua, a poucos metros da sede, próxima das escolas que serve, Febo Moniz, Moinho de Vento e Canto do Jardim.

Porque sentiu a necessidade de abrir estas instalações?
Para nós é sempre um dilema e um incómodo ter de dizer adeus a académicos que vimos crescer para dar lugar a outras novas crianças. Trata-se de um processo natural e faz parte do desenvolvimento das crianças, no entanto, custa-nos sempre o corte do cordão que nos une.
Como anualmente, a lista de crianças em espera aumenta, consideramos que o aluguer de um novo espaço passaria por aumentarmos a capacidade de resposta. Sendo que havia um imóvel nas proximidades, tudo parecia inicialmente fácil. Mas nem sempre, os processos são assim tão lineares. O percurso foi moroso, desde a concessão do espaço ao licenciamento do mesmo. Decorreram longos meses, dificuldades jamais previstas surgiram, somaram-se os esforços financeiros (rendas e licenças), as exigências processuais (novo licenciamento) e o fator tempo indeterminado. O que inicialmente parecia algo simples, uma licença de anexação à existente, logo se tornou num novo licenciamento, dadas as frações imobiliárias se encontrarem separadas. Porém, diz o ditado popular, que nem tudo acontece por acaso, face a estes condicionalismos, aproveitámos para reformular o licenciamento da sede, aumentando a sua capacidade e a requalificação de alguns espaços. Atualmente, dispomos de um projeto mais enriquecido, digno, constituído por dois licenciamentos. Cada um comporta dois ciclos separados. Ainda que na mesma rua, na sede, situam-se as salas do 1º ao 5º anos, refeitório, salas de convívio, de atividades e serviços administrativos. Na Unidade de Apoio (designação das novas instalações) salas do 6º e 7º anos, assim como instalações de apoio às mesmas.

Qual a vossa mais-valia?
A nossa mais valia assenta numa equipa multidisciplinar, constituída por uma dúzia de colaboradores que todos os dias procuram promover um espaço de trabalho, de aprendizagem em prazer. Outro fator de grande importância é a organização da academia por salas correspondentes a anos escolares. Cada sala tem um professor responsável, sendo que as salas do 2º e 3º ciclos tem dois a três professores cada.

Quais os serviços que disponibilizam?
A Class 20 tem como principal objetivo o acompanhamento e apoio escolar de crianças do 1º ao 9º anos. A par destes serviços, existem outros que não são de menor importância, tratam-se de atividades sempre delineadas com responsabilidade e preocupação, tais como: as refeições, os passeios, as atividades, o acampamento final e outros projetos que enriquecem e contribuem para o desenvolvimento das nossas crianças.
A V/ instituição está ligada a vários eventos na nossa cidade. É uma mais-valia para as vossas crianças haver esta interação com a comunidade?
Desde sempre que a nossa instituição se preocupa com o cumprimento do seu projeto educativo. Este visa proporcionar momentos e espaços de aprendizagem e prazer por forma a tornar as nossas crianças, indivíduos ativos, colaborativos e com sentido crítico. Se a sociedade os espera, mais cedo ou mais tarde, eles vão ter de dar prova das suas responsabilidades, daí nós anteciparmos a interação com a comunidade, resultando sinergias onde todos participam, aprendem e ensinam e como resultado final desta interação, todos ganham.

Planos para um futuro próximo?
Os nossos planos visam sempre melhorar as nossas prestações, corrigir fragilidades, procurar maior satisfação das crianças e famílias, procurar adaptar e adequar as necessidades do mercado ao tipo de serviço a promover. Todavia, não escondemos a vontade de ver geminar este projeto em outros concelhos próximos ou distantes, conforme as oportunidades emergentes.

Horários e contactos?
Se o projeto nasceu para facilitar os pais no seu dia a dia, faz sentido que ele abra as suas portas diariamente das 8h00 às 20h00. Para efeitos de inscrições ou outros assuntos de gestão, informamos que os serviços se encontram acessíveis dentro do mesmo horário, na sede, Rua General Humberto Delgado, lote 12.

.