Reações à morte de Sousa Gomes (c/vídeo)

Algumas individualidades do concelho e da região recordam o ex-Presidente José Sousa Gomes.

Pedro Ribeiro lamentou a morte do ex-autarca num comunicado.

sousa-boas-ferias-festas

Comunicado na integra:

“Há pessoas que marcam a nossa vida e, independentemente dos percursos nunca esqueceremos. Conheci o Zé Gomes em 1991, durante a campanha das legislativas. Eu, um miúdo de 17 anos e ele já presidente de Câmara. Ao longo destes 25 anos só lhe tenho a agradecer o que me ensinou. Sempre tivemos na política uma espécie de relação “pai/filho”. Eu com a idade achava que tinha razão, ele bem mais velho, refreava os ânimos da juventude. Na primeira vez que fui vereador, uns dias depois de tomar posse deu-me dois conselhos que guardo ainda hoje. Não se muda tudo de uma vez e só se pode estar na política tendo um emprego para onde regressar. É público que os últimos anos não foram fáceis. Mas isso não diminui a estima que tinha pelo homem e pelo político. Estive com ele na passada sexta feira no Hospital da Luz. Estava a fazer planos para regressar a casa. A doença não deixou. Almeirim perde um cidadão ilustre. Eu perco uma referencia. Paz à sua alma”.

Partido Socialista de Almeirim
“A concelhia do Partido Socialista de Almeirim lamenta o falecimento do militante Prof. José Sousa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim entre 1989 e 2013. Almeirim está-lhe profundamente grata por ter contribuído decisivamente para o seu desenvolvimento e para que fosse cada vez mais um concelho onde valha a pena viver.
Agradecemos-lhe a sua enorme entrega e dedicação à causa pública no âmbito autárquico, distrital e nacional”.

 

O Presidente do Conselho de Administração das Águas do Ribatejo, Francisco Silvestre de Oliveira, veio lamentar também a morte do ex-presidente em comunicado:

“MORREU PRIMEIRO PRESIDENTE E FUNDADOR DA ÁGUAS DO RIBATEJO
O Conselho de Administração da ÁGUAS DO RIBATEJO EM, SA  lamenta a morte do Professor José Joaquim Gameiro de Sousa Gomes ocorrida na madrugada de 19 de janeiro, em Lisboa, vítima de doença.
Professor de profissão e autarca por convicção e espírito de missão, Sousa Gomes foi o primeiro Presidente e um dos fundadores da ÁGUAS DO RIBATEJO. Liderou um grupo de autarcas determinado em encontrar a melhor solução para a região e para os munícipes dos concelhos que integram a AR. Esteve na luta pela concretização do projeto, acompanhou os primeiros passos e saiu quando deixou as funções autárquicas deixando uma empresa municipal forte, saudável e com futuro. Sousa Gomes foi presidente do Conselho de Administração da AR, desde a sua fundação com uma disponibilidade total para servir a empresa sem nunca auferir qualquer compensação pecuniária. Sousa Gomes é uma referência de cidadania ativa pela forma como representou e serviu as comunidades onde trabalhou como Professor, Autarca e Gestor. A sua partida da vida representa uma enorme perda para o concelho de Almeirim e para a região e para o País pela referência que é e pelo legado que nos deixa.

Nesta hora de dor, o Conselho de Administração da AR, Direção geral e demais colaboradores da ÁGUAS DO RIBATEJO apresentam sentidas condolências à família e aos muitos amigos do Presidente Sousa Gomes.

Que Descanse em Paz…”

Francisco Oliveira
Presidente CM Coruche
“Partilho convosco mais um sentido pesar pelo falecimento de José Sousa Gomes, histórico autarca do concelho de Almeirim, que tanto fez pelo desenvolvimento da sua terra e do Ribatejo. Foi fundador das Associações de Municípios, hoje cimentadas em Comunidades Intermunicipais e presidiu à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, foi um visionário sobre o papel dos municípios e um dos fundadores da empresa Intermunicipal das Águas do Ribatejo. Na vida só quem nada faz é que nunca comete erros, todos recordaremos Sousa Gomes pelos seus feitos em prol do território, de Almeirim e do Ribatejo, e por toda a obra que deixa”.

CRIAL
“É com profundo pesar que o CRIAL se despede do Dr. Sousa Gomes! Foi fundador desta instituição, ocupando vários lugares nos corpos diretivos, tendo sido Presidente da Assembleia Geral até ao final do ano 2014. A sua dedicação, interesse e ajuda ao CRIAL foi sempre uma constante. Obrigado Dr. Sousa Gomes!”

Vasco Cunha
Ex. Deputado PSD
“Num espaço de tempo de poucas horas soubemos que tinham falecido 2 importantes figuras políticas, militantes do Partido Socialista, com trajectos bem diferentes. Conheci muito pouco António Almeida Santos. Apenas o suficiente para lhe reconhecer um trato refinado e exemplar já depois de percorrido um percurso político notável. Mas conheci muito melhor José Sousa Gomes – antigo presidente da Câmara Municipal de Almeirim. Um Homem que desenvolveu a sua terra como nenhum outro até então. Com um apurado sentido daquilo que podiam ser as colaborações e interacções supra-municipais, nunca se deixando prender nas amarras politico-partidárias. Estando sempre para além das fronteiras do seu partido político, dialogando, reflectindo e consensualizando. O êxito das Comunidades Intermunicipais tem o seu profundo empenho e os projectos que aí deixou são a prova de que as Câmaras Municipais têm muito caminho a percorrer no contexto do associativismo municipal. Às suas famílias e amigos próximos presto tributo, na expectativa de que o Parlamento os saiba honrar com distinção póstuma”.

.