À conversa sobre o Natal

A Academia Itinerarium XIV promoveu no passado dia 20 de dezembro uma tertúlia com o tema do Natal, no Paço Real da Ribeira de Muge.

O objetivo passava por colocar pessoas de várias gerações a falarem sobre um mesmo tema, nomeadamente com a vivência que houve sobre esta quadra em tempos idos, quando existia uma realidade social e económica bem diferente da que temos hoje.

Não existindo regras, as conversas abordaram os mais variados temas, nomeadamente a parte gastronómica, a parte social e a religiosa. E fruto da inexistência de normas, a conversa naturalmente resvalou para outros temas que não o Natal.

Quem participou ficou certamente mais rico, no que aos saberes e tradições diz respeito. Foi ainda apresentado o livro de Manuel Evangelista “Versos – O Romanceiro da Ribeira de Muge”, onde o autor apresenta não só o fruto das suas recolhas pelas pessoas mais velhas (os versos e as cantigas, com a riqueza do património oral que assim fica registado), mas também uma importante reflexão sobre os mesmos.

Caiba ainda referência que esta última atividade de 2015 da Academia Itinerarium XIV, inseriu-se no seu objetivo de dinamização e valorização do espaço do Paço Real da Ribeira de Muge, berço da localidade de Paço dos Negros.

.