33º ALPIAGRA já arrancou (VIDEO)

A 33º ALPIAGRA arrancou este sábado e termina no domingo dia 13. O certame já com 33 anos de existência, tendo uma forte expressão no concelho e na região, quer pela sua antiguidade e representatividade, quer pelo seu conceito e objetivo, que se reflete pelo elevado número de visitantes e expositores.

Incide em diversas áreas, desde a agricultura, sector de maior importância no concelho e região, ao artesanato, animação com espetáculos musicais, workshops, colóquios, e ações promocionais de produtos tradicionais locais e, com uma área de restauração típica que reúne vários restaurantes locais no sentido de promover a gastronomia.

 

 

O espaço da feira está, criteriosamente definido, existindo zonas de exposição de maquinaria agrícola, automóveis ligeiros, artesanato, tasquinhas e restauração, diversão, e pavilhão das atividades económicas, onde expõem as empresas ligadas aos mais variados setores, com destaque, mais uma vez para a agricultura e para as adegas. Para além destes espaços existe também uma zona de animação, com palco, onde, diariamente se realizam espetáculos musicais, revista à portuguesa, dj’s, folclore, entre outros.

Nos últimos anos tem a vindo a ser feita uma maior aposta na valorização e divulgação dos produtos locais, nomeadamente, na doçaria de Alpiarça através de várias iniciativas como o concurso de Doçaria de Alpiarça, que teve a sua primeira edição no ano 2014, e que se pretende que continue este ano, de forma a potenciar e valorizar os produtos que fazem a história da doçaria deste concelho.

Iremos contar com a presença da RTP, com o programa Verão Total que, sem dúvida, trará ao evento um reconhecimento nacional e internacional, captando visitantes dos mais variados locais.
O tema das vindimas será, de novo, retomado e explorado no certame dado tratar-se do sector agrícola com maior projeção na região apresentando na área vitivinícola prémios nacionais e internacionais pela qualidade produzida. O grande objetivo deste certame é, sem dúvida, a promoção do concelho e região, e o que de melhor se produz no Ribatejo.

 

sábado (5)
Revista Portuguesa
P’ró Diabo Kus Carregue (Natalina José, Anita Guerreiro)

domingo (6) Dia da Doçaria
Espetáculo com os Oquestrada

2ª feira (7) Dia das Vindimas e do Vinho
Programa RTP “Verão Total” entre as 10/13 horas e as 15/18 horas.
Dia de especial atenção à vinha e ao vinho, procurando retratar as vindimas no concelho de Alpiarça, com todo o seu trabalho e a sua arte, criando assim mais um polo de atração para quem visita Alpiarça.
Workshops, provas comentadas e exposição de material vitivinícola.
Orfeão SFA e Grupo Cântico Juvenil (Pokas Kom ShowRiso)

3ª feira (8) Dia do Idoso
Reggae & Bob Marley Tribute

4º feira (9) Dia da Juventude
Driving West
Vira Casaca
Os Meninos da Vadiagem

5ª feira (10) Dia do Empreendedor
Projeto Viver a Musica (Volta ao mundo em 25 canções)

6ª feira (11) Dia da Freguesia
Noite fados com “Dora Maria”

Sábado (12) Dia do Artesanato
31º Festival Folclore com:
R F Casa do Povo Alpiarça
R Sénior de Fornos de Algodres
R F Vinhais da Serra
R F Geraldes – Peniche
R F Vila Franca do Rosário – Mafra

Domingo (13) Encerramento
Eduardo Madeira

As associações irão colaborar com a realização de variadíssimas provas desportivas (Trail, Cicloturismo, pesca, Karaté, Xadrez, ténis etc…) e demonstrações culturais.

Novidade nesta Alpiagra será a inclusão da 12ª edição da Feira do Livro, integrada no espaço central da Nave Desportiva denominado Pavilhão do Comercial, que contará com a exposição e venda de livros sobre as mais variadas temáticas, os mais jovens terão à sua disposição um espaço de literatura juvenil. Durante a feira serão apresentados vários livros, com a presença dos autores e editoras.

No espaço central remodelado vai estar o artesanato, exposição de carros, maquinaria agrícola e tratores e também o já habitual espaço Lúdico e Desportivo dedicado aos mais jovens.

.