Fernando Salgueiro e Manuel Consciência dão nome a ruas

Foi aprovado, por unanimidade, a atribuição do nome de Manuel Consciência e Dr. Fernando Salgueiro a duas ruas em Almeirim. As ruas estão situadas junto à nova urbanização, perto da Praça de Touros de Almeirim.

A decisão foi tomada na última reunião da autarquia, no dia 31 agosto.

Fernando Salgueiro, cavaleiro tauromáquico e veterinário, recebeu das mãos de João Branco Núncio a alternativa de cavaleiro tauromáquico na Monumental do Campo Pequeno, a 24 de abril de 1938. Conhecido nas arenas como Dr. Fernando Salgueiro, obteve muitos êxitos, tanto em Portugal como em Espanha, e foi iniciador de uma dinastia toureira; depois de conceder a alternativa ao seu filho, Fernando Andrade Salgueiro, deixou de atuar em público, voltando apenas para conceder a alternativa ao seu neto, João Salgueiro, a 29 de maio de 1988.

O Presidente da República Mário Soares atribuiu-lhe a 28 de junho de 1988 a comenda da Ordem do Mérito.

A proposta da rua com nome de Manuel Consciência nasceu na Assembleia de Freguesia, foi apresentada por José Alberto Vitorino do MICA e foi aprovada por unanimidade.

Manuel Mendes Consciência, que faleceu a 13 de Junho, tinha 77 anos e era autarca do Partido Socialista há mais de 20 anos. Manuel Consciência foi eleito num mandato na Assembleia de Freguesia de Benfica do Ribatejo, de onde era natural, e depois como tesoureiro da Junta de Almeirim.

Foi vice-presidente dos Bombeiros Voluntários de Almeirim e à data da morte era relator do conselho fiscal da corporação. Passou ainda pelo União de Almeirim. Foi polícia e comandou na região os postos de Fátima, Ourém e Almeirim.

.