Redução de Postura Global (RPG) – João Estevens

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método revolucionário para a correção de patologias do sistema músculo-esquelético, criado pelo Fisioterapeuta francês Philippe Souchard, em 1981. É uma técnica avançada de Fisioterapia, utilizada em vários países, por fisioterapeutas formados pessoalmente por Philippe Souchard.
Este método baseia-se num trabalho postural ativo, que através de ajustamentos posturais permite a reorganização do corpo, através do alongamento global do tecido muscular que se encontra retraído. O que diferencia este de outros métodos, é o facto de se partir do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou problema no sistema músculo-esquelético, procurando tratar o indivíduo e não a doença, uma vez que cada pessoa tem o seu póprio padrão individual para resistir a uma dor ou um bloqueio. A RPG é utilizada na grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, agudas ou crónicas, com ou sem sintomas.
No entanto diversos problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios, desportivos entre outros que requerem fisioterapia podem ser tratados pela RPG. É indicada para indivíduos de todas as idades, como forma de prevenção ou tratamento. Um dos seus principais objetivos é a correção de desvios posturais e problemas decorrentes, através de um trabalho global de harmonização corporal.
Com o aumento do número de fisioterapeutas especializados e com os resultados obtidos tem-se verificado uma crescente procura e adesão, sendo muitas vezes considerado um último recurso para evitar cirurgias ou tratar patologias inoperáveis. Os princípios da RPG (causalidade, globalidade e individualidade), conferem ao método a sua grande eficácia, que se distinge de todos os outros por procurar tratar a causa e não o sintoma, sempre numa perspetiva holística.
Se ficou interessado e quer saber mais informações pode consultar https://www.fisioestevens.com/tecnicasemetodos/.

João Estevens

.