Networking na Startup Santarém já com novas empresas instaladas no CIES II

Realizou-se, no dia 13 de fevereiro, uma sessão de networking com a participação de 12 empresas incubadas na Startup Santarém, incluindo algumas das sete novas empresas que se instalaram, esta semana, no novo espaço do CIES – Centro de inovação Empresarial de Santarém, na antiga Escola Prática de Cavalaria.

O CIES de Santarém, dinamizado e gerido pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, conta com meia centena de empresas incubadas na Stratup Santarém. Com o espaço inicial da Startup Santarém lotado, foi feita a ampliação do CIES nas antigas instalações da EPC, tendo as obras ficado concluídas esta semana, o que permitiu já a instalação de sete novas empresas neste espaço.

António Campos, presidente da comissão executiva da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, afirma que esta sessão de networking serviu para dar a conhecer as atividades e áreas de negócios das novas empresas incubadas, de modo proporcionar uma partilha de conhecimentos e um melhor relacionamento entre toda a comunidade da Startup. “Foi um encontro muito interessante, que permitiu ficar a conhecer melhor a grande diversidade de negócios e atividades das empresas incubadas na Startup Santarém, que se afirma como um ecosssitema heterogéneo e diferenciado pela diversidade das atividades aqui desenvolvidas”, afirmou o presidente da comissão executiva da NERSANT.
A sessão permitiu dar a conhecer empresas como a Ankix Systems, dedicada ao desenvolvimento de software nas áreas da qualidade, certificação, inovação, smart cities, à Circular – Consultoria em sustentabilidade, passando pela Turhis RTN, dedicada ao turismo histórico, a Templum Evoluto Internacional Services, dedicada à certificação de empresas, a Soditud, fabricante de consumíveis, como talheres, pratos, copos e palhinhas, substitutos do plástico, a Margem Inquestionavel, Lda, plataforma de comércio eletrónico com 200 milhões de euros de vendas, Perfect Work, que faz mediação e acompanhamento de obras,  Crunchy Tendency, fabricante de pastéis de nata vegan com loja em Campo de Ourique,  Angulos Secretos, Lda, loja online de roupa desportiva da marca Tale, Luís Proença Batista, distribuidor de papel, polpa de papel, impressão em papel, ao diário online Mais Ribatejo, website de notícias da região, e a Maria José Felicio Sottomayor, que presta serviços jurídicos a empresas.

Entrega de diplomas do Curso de empreendedorismo
No final da sessão de networking, realizou-se a entrega dos diplomas do curso formação inicial de empreendedores, promovido pela NERSANT. Esta ação de formação modular certificada constou de quatro módulos com 125 horas, sobre temas como Administração das organizações, Noções de Economia da empresa, Controlo de gestão e Marketing digital.
Na entrega dos diplomas, o presidente da comissão executiva da NERSANT, António Campos, salientou o importante contributo destas ações de formação para a literacia financeira dos empreendedores.
“Um dos fatores mais importantes para o sucesso das empresas é a parte financeira, verificando-se que muitos empresários não têm planos de negócios e não fazem controlo da gestão através dos fluxos de caixa e de tesouraria, que são componentes fundamentais para uma boa gestão”, afirma António Campos.
De salientar que a NERSANT tem vindo a realizar um vasto conjunto de ações, como estudos, workshops, formações, e ferramentas financeiras digitais, destinadas a melhorar a literacia financeira das empresas da região.