Festival do Cogumelo da Parreira com animação de Quim Barreiros, Átoa e Merche Romero e chefs Nuno Bergonse e Bárbara Taborda

De 6 a 8 de março, o cogumelo é servido à mesa do Festival do Cogumelo da Parreira, no centro da charneca ribatejana da Chamusca, num evento que junta gastronomia, petiscos, animação musical, cozinha ao vivo, passeios e workshops científicos, exposição de produtores e de agentes económicos do setor

De 6 a 8 de março, realiza-se a IV edição do Festival do Cogumelo da Parreira, um evento de dinamização e promoção territorial, com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo, e que é organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.

O evento vai ter, como habitualmente, a presença de chefes de cozinha de destaque: Bárbara Taborda (8 de março), concorrente Masterchef Portugal, e Nuno Bergonse (7 de março), jurado Masterchef Portugal.

A animação musical também está garantida com o grande concerto de Quim Barreiros (8 de março), atuações de Merche Romero e da banda Átoa (7 de março) e de Miguel Azevedo e Banda (6 de março).

O programa inclui ainda workshops científicos sobre cogumelos, demonstrações e degustações de iguarias com cogumelos, passeio micológico (8 de março) até ao campo, expositores locais e nacionais, artesanato e espaço de restauração. Realiza-se também o concurso “O Melhor Prato em Família 2020” (8 de março). O certame decorre no recinto de festas da Parreira.

O evento, criado há quatro anos, nasceu com o objetivo de promover um produto típico do concelho da Chamusca e que tem um peso relevante na economia local da freguesia da Parreira e localidades limítrofes, aliando a esse momento de promoção um evento que seja atrativo para trazer pessoas ao nosso concelho.

É por isso que, este evento aposta em dar todas as condições necessárias para a exposição dos produtores e de outros agentes do setor, assim como dá destaque à gastronomia local e regional que incorpora cogumelos, para juntar o melhor dos dois mundos, a produção e a degustação. Da charneca para a mesa do festival e para a sua mesa. É este o conceito do Festival onde o cogumelo é a estrela.

Programa completo

6 de março – Sexta-feira

19h00 – Abertura do certame com atuação da Academia Sénior da Parreira e Chouto e Rancho Folclórico da Parreira

20h00 – Demonstração e degustação de iguarias com cogumelos, servidas pela Escola Profissional do Vale do Tejo

20h15 – Abertura do Stand dos petiscos | Abertura do Espaço Sushi

21h15 – Palestra “Perguntas e Respostas sobre Cogumelos”, com Marta Ferreira

22h00 –Atuação Miguel Azevedo e Banda

00h00 – Ceia do Cogumelo

01h00– DJ Rebolation

7 de março – Sábado

10h00 – Passeio de Motores Antigos 3P’s Team

14h00 – Conversas sobre Cogumelos com Micóloga e Especialista em Cogumelos Silvestres, Marta Ferreira

15h00 – Atuação Charanga “Amigos da Ramboia”

17h00 – Livecooking

19h00– Chef Nuno Bergonse (Jurado MasterChef Portugal)

22h00 – Atuação Átoa

00h00 – Atuação de DJ Merche Romero (Seguido de DJ Double R.)

8 de março – Domingo

10h00 – Passeio micológico conduzido pela micóloga Marta Ferreira (inscrições até dia 2 de março 2020)

12h00 – Sopa de Cogumelo servida pelo Ranho Folclórico da Parreira

14h00 – Workshop de Cultivo de Cogumelos pela micóloga Marta Ferreira 

15h00 – Atuação da Charanga “Os Batatas”

15h15– Concurso “O melhor prato em família 2020”

18h30– Bárbara Taborda (Concorrente MasterChef Portugal)

21h00 – Atuação de Quim Barreiros