Encontro de Cantares ao Menino no próximo dia 7

As Gentes de Almeirim, associação cultural e etnográfica, irá promover o VII Encontro de Cantares ao Menino no próximo dia 07 de Dezembro pelas 21h30 na Igreja Paroquial de Almeirim.

O Encontro de Cantares ao Menino apresenta um conjunto de cânticos de louvor e adoração ao Menino enquadrado no ciclo natalício de norte a sul do país. Estarão com as Gentes de Almeirim, O Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira – Santa Maria da Feira, O Rancho Folclórico de Paranhos da Beira – Seia, o Grupo Folclórico e Etnográfico dos Amigos do Montenegro – Faro e o Rancho Típico de São Mamede de Infesta – Matosinhos.

A preservação dos Cantares ao Menino reaviva a memória de uma comunidade em determinado local contribuindo para a valorização da identidade pessoal onde os valores natalícios de hoje cada vez mais se distanciam da essência do Natal. Essa essência vem desde a preparação da celebração do Natal no tempo de Advento até ao encerramento do ciclo
natalício com a Epifania conhecido como o dia de Reis.

A mostra destes cantares apresenta as diferenças existentes no nosso país, cada região era portadora de uma vivência específica do Natal mas um único sentimento, o de celebrar o nascimento de Deus Menino a partir do mistério da Encarnação. Os grupos presentes confirmarão as diferenças mas unem-se em torno da celebração do nascimento de Cristo.

No dia 7 de Dezembro, as Gentes de Almeirim oferecem um serão diferente mas sempre com a dimensão solidária que caracteriza este grupo que por tal pedimos que cada pessoa traga um alimento para integrar os cabazes a oferecer a famílias carenciadas.

O Encontro conta com a colaboração e apoio da Câmara Municipal de Almeirim, Junta de Freguesia de Almeirim, Federação do Folclore Português, Jornal Folclore, Rádio do Folclore Português e o Jornal Almeirinense, os quais se farão representar na sessão de boas-
vindas a decorrer pelas 17h30 na Igreja do Espírito Santo (Antigas Escolas Velhas).

As Gentes de Almeirim contam com a vossa presença partilhando o Natal das memórias dos nossos antepassados.

.