Pequenos negócios – saiba como gerir o fundo de maneio e planeamento de caixa

Embora sejam absolutamente fundamentais para o equilíbrio financeiro das empresas, a gestão do fundo de maneio e do planeamento de caixa nem sempre é tarefa fácil para os empreendedores e gestores de pequenos negócios. Foi tendo em conta esta dificuldade que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, através do projeto financiado Ribatejo InovFin, decidiu incluir o tema nas suas ações de capacitação para pequenos negócios. Depois de ter esclarecido os empresários de Santarém, a sessão segue agora para Ourém, onde se vai realizar no dia 11 de setembro.

Como nem todos os negócios recebem primeiro dos clientes antes de pagarem a fornecedores, é importante analisar as necessidades de fundo de maneio. Mesmo em empresas saudáveis e economicamente viáveis, é normal gerarem-se necessidades de tesouraria de dimensão assinalável, sobretudo quando o negócio cresce. Para que os empresários não sejam surpreendidos por buracos de tesouraria que ponham em causa o funcionamento das empresas, é fundamental o conhecimento de tais necessidades no contexto dos fluxos de caixa gerado pela empresa.

É, assim, objetivo deste workshop, compreender a importância e impacto das questões da tesouraria no funcionamento e viabilidade de um projeto empresarial, bem como saber calcular as necessidades de fundo de maneio e fazer o planeamento de tesouraria.

Com agenda marcada para 11 de setembro, pelas 14h45, na Startup Ourém, a sessão de literacia financeira é direcionada para empreendedores, pequenos negócios e / ou jovens empresas e tem inscrição gratuita, uma vez que é financiada pelo projeto Ribatejo InovFin. Trata-se de um projeto dinamizado pela NERSANT e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional que visa promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.

.