Governo assina acordo com Almeirim e Santarém para colocar comboio na Ponte Salgueiro Maia

Preto no branco. Os presidentes das Câmaras Municipais de Almeirim e Santarém estiveram na sexta-feira, dia 29 março, numa reunião em Lisboa com Pedro Siza Vieira Ministro Adjunto e da EconomiaJorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas e Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, para ser assinado um acordo que vai permitir até 2025 construir uma linha ferroviária na Ponte Salgueiro Maia.

No documento assinado está escrito que será o estado a assumir todos os custos que podem incluir parcerias Público-Privadas. O CNEMA vai ficar a estação na cidade escalabitana, enquanto nos terrenos da Quinta da Alorna ficará a estação no lado de Almeirim.

Esta travessia insere-se num plano mais alargado que inclui um conjunto de vias a construir para acessos do novo aeroporto no Montijo.

As Câmaras de Almeirim e Santarém terão ainda conseguido negociar outras contrapartidas financeira, uma delas será mesmo a oferta do Pórtico Gigante no Jardim da República que agora pode ainda ter mais que os 27 metros pensados inicialmente. A ideia é que se veja a partir da Ponte Salgueiro Maia.

O anúncio desta obra deverá ser feito ainda antes das próximas eleições europeias.


.