Estudo de benchmark Lezíria + Sustentável

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e a CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, ao abrigo do projeto financiado Lezíria + Sustentável, compilaram um estudo de benchmark e divulgação de casos de sucesso na simbiose sustentabilidade e rentabilidade. O objetivo é dar a conhecer às empresas da região a experiência dos seus pares, para que estas possam aplicar as melhores práticas aos seus negócios.

O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente “performance” empresarial. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.

Neste sentido, a NERSANT e a CIMLT desenvolveu um trabalho de identificação de casos de sucesso na simbiose sustentabilidade e rentabilidade, orientado aos quatro setores de atividade mais relevantes para a Lezíria do Tejo: agroflorestal (com enfase no agroindustrial), metalomecânica, transportes e logística e ambiente e resíduos. Para os quatro setores considerados, foram identificados e analisados casos internacionais e nacionais, num total de 28 casos de estudo, que apontam para vinte iniciativas que visam melhorar a posição das empresas no que diz respeito à simbiose de rentabilidade e sustentabilidade.

As recomendações de intervenção abrangem a disponibilização de informação (boas práticas, benchmarks quantitativos, estudos de impacto económico) para uma melhor e mais atempada tomada de decisão por parte do tecido empresarial. O estudo de benchmark está disponível gratuitamente para consulta e download na área do projeto Lezíria + Sustentável, em www.nersant.pt. O projeto, promovido pela NERSANT e pela CIMLT, contou com o financiamento do Alentejo 2020.

.