Águas do Ribatejo promove limpeza e desinfeção de dezenas de reservatórios de abastecimento de água

Intervenções vão causar constrangimentos e cortes de água pontuais até final de fevereiro. 

A ÁGUAS DO RIBATEJO está a desenvolver um plano de limpeza, higienização e inspeção de 117 reservatórios de abastecimento de água nos sete concelhos onde assegura a captação, tratamento e distribuição de água em baixa.

A operação inclui 159 células de armazenamento de água nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

O plano de intervenções vai prolongar-se até final de fevereiro com intervenções diárias ao longo de dois meses.

Os trabalhos, que exigem um elevado esforço financeiro por parte da empresa, visam manter a qualidade e segurança do abastecimento de água.

Neste momento a AR apresenta uma taxa de 99,55 % de cumprimento dos valores paramétricos analisados por laboratório certificado num universo de cerca de 10 mil análises anuais. Os boletins de análise são auditados pela Entidade Reguladora que classificou a água da AR como de “Boa Qualidade” e atribuiu o selo de água de qualidade exemplar para consumo humano.

As intervenções nos reservatórios irão causar alguns constrangimentos com redução de pressão e corte no abastecimento por períodos não superiores a 4h00. Esta situação irá verificar-se apenas nos locais onde não é possível garantir o abastecimento com sistema alternativo.

Sempre que é possível, a AR, realiza as operações em períodos de menor consumo de modo a minimizar os impactos junto dos consumidores.

Em breve serão divulgadas as datas relativamente ao concelho de Almeirim.

.