Da esquerda para a direita: ANIMAIS ABANDONADOS – Será agora ?

A problemática dos animais abandonados tem sido frequentemente abordada nas redes sociais , nem sempre com a devida urbanidade e muitas vezes com contornos extremistas .

A mim aborrece-me , choca-me e indigna-me que maltratem  ( gratuitamente ) e/ou abandonem animais ( embora reconheça que uma pessoa irresponsável ou insensível , não pode comparar-se a quem tenha em algum momento da sua vida sérias dificuldades económicas ) mas gostaria de fazer uma “ declaração de interesses “ que esclareça a minha postura perante esta questão .

Publicidade

Sou um aficionado dos toiros convicto . penso que em determinadas situações os animais são  excelentes companheiros de trabalho , que o comer carne é importante numa dieta equilibrada e tenho dois cães e um gato que adoro e procuro tratar o melhor que sei e posso .

Assim sendo , preocupa-me que no concelho de Almeirim a Lei Nº 27/2006 que aprova medidas para a criação de uma rede de Centros  de Recolha Oficiais ( C.R.O ) de animais e estabelece a proibição do abate de animais errantes , como forma de controle da população  , não esteja ainda a ser observada .

Recentemente o Governo disponibilizou uma linha de financiamento para construção de canis municipais e para acções de esterilização como forma de controle da população de animais errantes . A   Câmara Municipal de Almeirim candidatou-se a este fundo e espero que a curto prazo possa ter um Centro de Recolha Oficial de animais abandonados e possa lançar uma campanha de esterilização dos animais errantes do concelho sob a direcção técnica de um médico/veterinário .

Tenho ainda esperança que venham a ser estalecidos protocolos com o movimento associativo e com outras organizações não governamentais de protecção animal ( que estejam empenhados em ajudar a encontrar soluções e não em criar problemas ) de modo a poderem potenciar os factores que de uma forma sustentada , podem ajudar a baixar o número de animais abandonados que chegam aos C.R.O . A montante  , campanhas de educação para a promoção da posse reponsável dos animais , bem como campanhas de sensibilização para o não abandono dos animais . A jusante agilizando , facilitando e promovendo a adoção de animais residentes  no C.R.O .

Finalmente desejo e espero que a obrigatoriedade de chipagem dos animais de companhia venha a ser mais efectiva.

.