7 Maravilhas: Almeirim entre finalistas

GASTRONOMIA Almeirim é uma das 49 finalistas de mais uma edição das 7 Maravilhas, este ano à Mesa. Desta vez o objetivo é premiar várias categorias integradas numa Mesa de excelência.

Almeirim concorreu com caralhotas; sopas: Sopa da Pedra; Ensopado de Enguias; Varandas Grande Escolha 2015, Quinta da Alorna Touriga Nacional 2015. Nos roteiros concorreu com Festival da Sopa da Pedra e Enoturismo Quinta do Casal Branco.
“É muito bom ter ficado entre os 49, pelo resultado em si e por toda a promoção que já garantimos por ter atingido este resultado”, destacou Rui Figueiredo da Confraria Gastronómica de Almeirim.

“Mais uma vez a Confraria Gastronómica do Concelho fez um trabalho exemplar e também eles estão de parabéns. Agora queremos ir à final e conseguir um prémio, para isso, a ajuda de todos é fundamental”, sublinhou Pedro Ribeiro.

Do Minho ao Algarve, passando pela Madeira e Açores, são hoje divulgadas as 49 Mesas pré-finalistas que reuniram o consenso de um Painel de 77 Especialistas e do Conselho Científico, destacando-se com o melhor da gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos de cada região de Portugal, de entre as 182 candidaturas submetidas às 7 Maravilhas à Mesa®.

“A ideia desta edição era bastante ambiciosa, pois obrigava a fundir numa experiência de território, a gastronomia, os vinhos e azeites e roteiros turísticos. O que também dificultou a tarefa de eleger as pré-finalistas. Mas a verdade é que se conseguiram reunir propostas muito inovadoras e que projetam o interesse pela descoberta do país, o que, na verdade, constitui o objetivo principal desta iniciativa: a promoção dos grandes valores da identidade nacional”, explica Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.

A partir de 22 de julho – altura em que se iniciam as galas – está nas mãos dos portugueses votar e eleger as 7 Maravilhas à Mesa®. As pré-finalistas incluem patrimónios tão distintos que vão desde os ex-líbris de cada região, aos petiscos tradicionais, pratos típicos, vinhos, azeites, mas também roteiros turísticos que incluem patrimónios históricos, culturais e naturais, festivais, eventos e experiências únicas, e provenientes de entidades públicas e privadas.

“Acreditamos que a diversidade de patrimónios vai potenciar ainda mais a participação popular, já que é nestes temas que o cidadão se revê e onde manifesta o seu orgulho pela sua região e por ser português. O resultado final será, com certeza, um roteiro enogastronómico único do nosso país”, afirma o responsável pelo projeto.
À semelhança das edições anteriores, as galas onde vão ser eleitas as 7 Maravilhas à Mesa® vão ser apresentadas pela dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato e transmitidas em direto na RTP, aos domingos, em horário nobre, de 22 de julho até à grande final, a 16 de setembro.

1Naquela que é uma das edições mais completas desde 2007, as 7 Maravilhas à Mesa® é a sétima edição realizada em Portugal, entregando um selo de garantia às Mesas homenageadas e promovendo as regiões de Portugal enquanto destino turístico de referência.