Da esquerda para a direita: Matutar 1

O nosso vizinho concelho de Coruche conseguiu atrair para a economia local um projeto para o fabrico de telemoveis e criou grosso modo, 300 postos de trabalho. Olhando para um passado recente, podemos verificar um aumento progressivo de empregabilidade, em outras áreas do comércio e indústria nesta cidade.

No nosso concelho de Almeirim é factual algumas mexidas progressivas nas infraestruturas e manutenção das existentes, apesar destas mostrarem um número insignificante da criação de empregos, para além daqueles criados pela própria autarquia, os quais representam mais despesa para os contribuintes, revelam-se insuficientes.

Será também bom lembrar que o aumento de funcionários públicos representam sempre mais impostos, ou a impossibilidade de reduzir os existentes. O que nós precisamos é da produção de bens, sejam eles agrícolas, industriais, ou de uso comum, porque é através destes que se pode absorver toda e qualquer qualificação laboral.

Em relação ao nosso concelho, podemos concluir que para além da restauração e comércio de produtos comuns, (estes últimos nem pagam impostos no concelho), não foram criados postos de trabalho de longa duração e objetivados no futuro. Não é por acaso que a imobiliária estagnou.

Estar a 15mn da estação da CP e 50 mn de Lisboa não são suficientes para atrair novos investidores e novos residentes. A Google decidiu instalar-se em Oeiras no Lagoas Park, saiba porquê; Um parque para comércio e serviços, limpo com qualidade de vida, junto à autoestrada, perto de Lisboa, com segurança e baixos impostos.

Carlos Bento – Inovar Almeirim

.