Ciclismo dos 20 kms de Almeirim cria prova “Desafio Geodésico”

A secção de Ciclismo da Associação 20 kms de Almeirim promove no próximo dia 15 de outubro, um novo desafio para os ciclistas amantes de BTT, o “Desafio Geodésico. Esta prova é inspirada no conceito dos marcos geodésicos, nos mais variados aspetos.

O Desafio Geodésico, que nasceu de uma conversa entre amigos ciclistas, é uma prova de BTT guiada por GPS onde os participantes poderão pedalar em duas distâncias diferentes – Extreme e Aventura – em equipas de dois elementos ou individualmente.  Tem como percurso um trajeto que une vários marcos geodésicos presentes no concelho de Almeirim, levando assim os participantes a conhecer a zona, trilhos e paisagens de uma forma diferente.  O objetivo da secção é dar a conhecer a Almeirim e proporcionar um grande evento de BTT ao maior número de pessoas possível.

A prova Extreme tem o percurso mais exigente e extenso, com 110 quilómetros, este é “o percurso” do Desafio Geodésico, para os atletas mais bem preparados ou para quem quer desafiar-se e vir à conquista dos 19 marcos geodésicos onde passa o percurso. Nesta vertente os atletas podem inscrever-se a solo, em vários escalões etários, masculinos e femininos, e ainda podem inscrever-se em equipa de dois elementos, dupla, nas variantes, masculinas, femininas e mistas.

A vertente Aventura, com um percurso mais acessível de 70 quilómetros, mas nada menos espectacular, os participantes têm 10 marcos geodésicos para conquistar. Esta vertente foi pensada para aqueles atletas que queiram experimentar uma prova guiada por GPS mas não têm muita experiência com o “aparelho”, ou apenas quem queira uma participar numa distância mais curta. Na vertente AVENTURA os atletas apenas se podem inscrever a solo, nos vários escalões etários disponíveis, masculinos e femininos.

Os marcos geodésicos ou vértices geodésicos são construções em forma de cone ou pirâmide, que fazem parte de uma rede de triangulação com outros marcos geodésicos e que servem de sinal indicando uma posição cartográfica exata. A rede geodésica portuguesa é composta por marcos geodésicos que se dividem em três ordens de importância.

Para saber mais informações acerca desta prova basta aceder às seguintes ligações:

http://ciclismo20kmsalmeirim.com/desafiogeodesico/

https://www.facebook.com/events/209026199615422