Habitantes da tapada queixam-se de cães abandonados e perigosos

Nos últimos dias tem acontecido relatos de que vários cães abandonados na localidade da Tapada tem atacado por quem passa na rua. As queixas já chegaram até ao presidente da Câmara que promete resolver a situação.

Segundo foi possível apurar já foi feita uma recolha de dois animais pelos serviços camarários e pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

As autoridades estiveram também no terreno para apurar quem são os proprietários dos animais de forma a responsabiliza-los pelo abandono e danos causados pelos mesmos.

Recorde-se que o concelho de Almeirim não possui Canil Municipal. A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo(CIMLT) está a proceder a um estudo para a construção de um canil intermunicipal que servirá os municípios pertencentes à Comunidade.

Em Portugal são abandonados mais de 10 mil animais por ano, sendo a maioria cães. A legislação prevê que quem abandonar animais de companhia pode ser punido com prisão até seis meses ou coima de 500 a 3,740 euros.

Imagem ilustrativa.