Atividades lúdicas e pedagógicas para o corpo e mente no Lar São José

 

O Ginásio e o projeto gerontomotricidade surgiram com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos utentes do Lar de São José e Centro de dia.

A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, com a perspetiva de aumentar a interação social entre os utentes e desenvolver competências motoras, deu vida a um ginásio preparado para minimizar os efeitos “nocivos” do envelhecimento.

 

A avaliação psicomotora permite-nos perceber em que estado está o idoso tendo em atenção que este é alguém que pensa, sente e que se movimenta de forma diferente, algo que obriga a cuidados especiais ao nível das práticas corporais. Esta avaliação é apenas o instrumento que abre ao idoso o caminho da possibilidade de fazer de outras formas e de pensar de outra maneira.  Podemos assim falar de saúde em movimento pois o envelhecimento saudável pressupõe um equilíbrio dinâmico entre o corpo, a cognição e a afetividade, algo que trabalhamos diariamente no seu todo.

 

As alterações cognitivas mais afetadas nos idosos são a atenção, a concentração e o raciocínio indutivo, mas a memória é a alteração cognitiva mais importante. Um dos nossos desafios é o da estimulação cognitiva que pode ajudar a ter efeitos positivos na cognição, na sintomatologia depressiva e também na autonomia dos idosos.