Lar de São José viajou no tempo “Entre o Campo e o Rio”

O Lar de São José da Misericórdia de Almeirim e o Clube de Solidariedade da Escola Secundária Marquesa da Alorna estão a desenvolver um projecto em parceria com a finalidade de “dar vida às memórias dos mais velhos e partilhá-las com os mais novos”.

Intitulado “Viagem no tempo” o projecto conta com várias actividades entre elas a que aconteceu na terça-feira, dia 11 de abril. Logo pela manhã, um grupo de 12 idosos do Lar acompanhado por jovens do Clube e a professora Natércia Teles deslocaram-se à bonita localidade campesina da Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, para dar vida a memórias de outros tempos.

O passeio começou com uma visita ao Museu Etnográfico e Museu “Casa Tradicional” da Glória, onde é possível viajar por um conjunto de dois núcleos museológicos: Museu Etnográfico onde é dada a conhecer a história da população local e a Casa Tradicional, espaço onde foi recriado o habitat de um pequeno camponês da década de 40.

Após a visita, o passeio continuou para as margens do Rio Tejo em Salvaterra. O bom ambiente e a temperatura amena que convidou ao Piquenique à moda antiga. Já no período da tarde, os “viajantes no tempo” foram conhecer a famosa Falcoaria Real de Salvaterra e os falcões residentes. Visita guiada que deu a conhecer um pouco de tudo sobre estas aves.

O Lar São José agradece à Câmara Municipal de Almeirim a cedência do autocarro e à Autarquia de Salvaterra de Magos o facto de ter disponibilizado um colaborador para receber e acompanhar o grupo que veio de Almeirim, o que muito enriqueceu a visita. Agradece ainda o cuidado e atenção durante o piquenique feito no Escaroupim.