Mês da prevenção dos maus tratos na infância: Viagem do laço já começou

Durante o mês de abril o laço da CPCJ vai passar por todos os estabelecimentos de ensino Pré-escolar públicos e privados do Concelho de Almeirim numa caminhada de luta contra os Maus tratos na Infância. Cada criança vai poder contribuir em conjunto com a sua família e com a comunidade escolar com uma pequena fita ou laço azul.

“Vejam como está a ficar lindo!”, acrescentou Maria Clara Pó da CPCJ.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almeirim organiza, no próximo dia 22 de abril, a “Caminhada veste-te de azul”. Esta iniciativa que se realiza em simultâneo Almeirim e Fazendas de Almeirim está inserida mês da prevenção dos maus tratos na infância.

A caminhada “veste-te de azul”, a 22 de Abril, parte em simultâneo de Almeirim e Fazendas de Almeirim, para um ponto de convergência e finaliza em conjunto até à Praça Lourenço de Carvalho (parque das “laranjeiras”) onde existirá um pequeno espaço de animação.

A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), há alguns anos atrás, lançou uma campanha de âmbito nacional, no sentido de dedicar o mês da abril à prevenção dos maus tratos na infância.

A CPCJ de Almeirim aderiu desde logo a este projeto e tem vindo a dinamizar algumas iniciativas. Em 2017 além da caminhada a comissão lançou um repto a todos os comércios e serviços da cidade de Almeirim solicitando-lhes que afixem um laço azul, num local visível do espaço. E ainda todos os estabelecimentos de educação pré-escolar, públicos e privados do concelho vão receber uma estrutura amovível com um laço, no sentido de que todas as crianças possam colocar uma pequena fita azul, uma forma de os pais terem conhecimento da causa.

O azul é cor escolhida pelo projeto e associada a esta iniciativa.

Pretende-se fundamentalmente a sensibilização da comunidade para uma causa de tão grande importância para o futuro das crianças e da sociedade, sociedade esta que todos nós somos chamados a construir de forma responsável.

.